Exclusivo! Autor da escultura de Osvaldo Coelho detona administração do ex-prefeito Julio Lossio: “Por força da confiança, eu acreditei demais”

A polêmica envolvendo a escultura do ex-deputado Osvaldo Coelho, parece não ter fim e a situação só piora ainda mais.

Nós entramos em contato com o autor dessa e de outras obras, como a Mãe D`Água, Os Pracinhas e Nego D`Água e em entrevista exclusiva, Lêdo Ivo conta todos os detalhes e qual será o possível destino da estátua de Osvaldo Coelho.

Como muitos já sabem e através de depoimento do autor da obra, o próprio ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio foi quem encomendou a obra, logo depois da morte de Osvaldo Coelho.

“Começamos o projeto logo após a morte de Osvaldo. Eu fui contratado para fazer o Portal Osvaldo Coelho. É uma praça de 500 m2 com Luminárias, bancos, vasos, jardineiras, arco Inox e escultura do ex-deputado, em Bronze de 2,80m, mais pedestal e aterro”, conta Lêdo Ivo.

A ideia do projeto, seria a Praça com a escultura do ex-deputado, instalada em frente ao portão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), nas proximidades do Parque Josepha Coelho. O valor do projeto é de R$ 380.920,00 e o autor explica como foi feito o acordo de pagamento.

“O Contrato que passou pela Procuradoria diz o seguinte: 30% do pagamento na entrada, acordado por 30 dias, mais 30% após 60 dias do encaminhamento do projeto e 40% do valor, após entrega da obra. Realizei e fiz a mediação de 60%, recebi apenas 30% e engajei o nome da minha empresa junto aos fornecedores. Me encontro devedor da Dívida Ativa da União e fiquei algemado ao projeto com uma nota fiscal não paga, não por minha culpa, mas de quem não cumpriu o acordo”, revelou.

Segundo Lêdo Ivo, A praça está semi-acabada, a escultura em bronze está em São Paulo e só foi pago por ela, 40% e o arco em inox está em Petrolina, sendo pago pelo material 70%.

O contrato de execução da obra, foi assinado em 25 de maio de 2016 com prazo de 120 dias do acordo, que teria que ser concluído em 25 de setembro 2016.

“Recebi um único pagamento equivalente a 30% em 15 de julho do ano passado. O restante foi feito com meus recursos próprios, até o dia 31 de dezembro de 2016 é que iria pagar…. nos dias seguintes. Por força da confiança, eu acreditei demais (em Julio Lossio) como tinha sido feito em outras obras.

Até o dia 31 de dezembro, Lêdo Ivo conseguiu falar com Julio Lossio sobre o pagamento por e-mail e o antigo gestor municipal afirmava que iria acertar o valor. Ivo diz ainda que não guarda mágoas de Lossio, mas disparou: “Evidente que não posso apreciar esta atitude”.

Na foto do lado esquerdo da matéria, tem o modelo da obra em gesso, que é do escultor Lêdo Ivo. A fundição (empresa Fundiart, que fica em São Paulo) fez uma cópia em bronze, ficando assim duas esculturas. A de bronze é a que prevalece, mas a de gesso também fica para a prefeitura, que pode ser exposta em local coberto, mas o destino da mesma não compete ao escultor.

Atual Administração

“O prefeito Miguel Coelho me “recebeu” na porta do seu Gabinete… E ultimamente a Secretária de Cultura Maria Elena, me deu o parecer do prefeito propondo um parcelamento do que foi acordado, como se eu fosse uma instituição financeira”, disparou Lêdo Ivo, em relação a atitude da atual administração.

O autor da obra ressalta ainda, que aguarda um contato de Guilherme Coelho, filho do ex-deputado para tratar do assunto e conclui impondo suas condições, revelando o possível fim que poderá ter a escultura de Osvaldo Coelho.

“A escultura de bronze está nas mãos da Fundição, em São Paulo, que reclama a sua devida parte. Eu não tenho condições para financiar e/ou parcelar obra para a Prefeitura. As minhas condições eu coloquei no contrato 30% , com 30 dias, tive 60 dias (onde foram feitas as devidas medições) e 40%, após a entrega da obra Portal Osvaldo Coelho. A obra em gesso está também nas mãos da Fundição que pode, se quiser, retê-la (derreter). Na carta cobrança que me enviaram no inicio do ano essa possibilidade está expressa, para recuperar o metal e aproveitar em outra ação ou obra”, enfatizou Lêdo Ivo.

 

1 Comentário

  1. José Carlos de Moura

    14 de março de 2017 em 21:42

    Com certeza, haverá um bom acordo ! Dr Osvaldo Coelho é um símbolo de resistência e de crescimento global do sub médio São Francisco

Veja também

Turbulência emocional vivenciada após a perda de um cachorro é semelhante à de um filho, diz estudo

A morte de Joca, um cão da raça golden retriever após ser extraviado por um erro da Gollog…