UPAE e HDM/IMIP de Petrolina registram 1.672 atendimentos durante o carnaval

Durante o período da folia de momo (de 09 a 14.02) as unidades estaduais geridas pelo IMIP em Petrolina registraram um total de 1.672 atendimentos, sendo 1.289 na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e 383 no Hospital Dom Malan. Não houve registro de nenhum óbito relacionado ao carnaval.
 
Os números comprovam a redução dos atendimentos registrados em todo o estado, mantendo a tendência dos anos anteriores. Isso também reflete um carnaval de relativa tranquilidade para os serviços de urgência e emergência clínica/odontológica e materno/infantil.
 
Detalhando melhor os dados, na UPA 24hs de Petrolina, por exemplo, visualiza-se que a maior demanda foi para a clínica médica, com 1.227 atendimentos, seguida pela quantidade de procedimentos, com 190 registrados – incluindo suturas, raios-X e eletrocardiograma – e 62 atendimentos odontológicos. Já no HDM, quase 100% dos registros foram contabilizados na urgência e emergência.
 
“Assim como na nossa rotina diária, estivemos durante todo o período carnavalesco com os nossos serviços de urgência e emergência funcionando normalmente, inclusive com a escala de profissionais completa para dar o melhor suporte possível à população”, ressalta o coordenador médico da UPAE, Elson Marques.
 
Para o superintendente do Dom Malan, Etiel Lins, o balanço também é visto como favorável: “Somos uma unidade materno/infantil de alto risco e temos dado prioridade aos casos classificados pelo Ministério da Saúde como amarelo [urgente] e vermelho [emergência]. Mas, também buscamos acolher a demanda da população em períodos sazonais. Fazemos parte da rede de saúde de Pernambuco e atuamos como parceiros”.
 
O trabalho em conjunto mostra que a estrutura montada para o carnaval em Pernambuco funcionou em perfeita sintonia e de forma ordenada, garantindo o objetivo de assegurar a assistência adequada aos foliões.
Fechado para comentários

Veja também

Compesa se pronuncia sobre protesto de moradores no bairro João de Deus em Petrolina (PE)

Em decorrência da falta de sistema de drenagem (galeria de águas pluviais) no bairro João …