Reitoria e movimento sindical da Univasf avançam nas discussões sobre projeto de expansão para Salgueiro (PE)

O vice-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, recebeu representantes da Seção Sindical dos Docentes da Univasf (SindUnivasf) e do Comando de Mobilização da categoria para reunião da mesa sindical, realizada na última terça-feira (9), no Gabinete da Reitoria, em Petrolina (PE). Em pauta, o projeto encaminhado pelo Ministério da Educação (MEC) à Univasf que visa à implantação de um campus universitário no município pernambucano de Salgueiro, localizado no Sertão Central do Estado. Conforme ressaltou Telio Leite, o diálogo mantido com as entidades de base objetiva ampliar os instrumentos e os meios de análise conjunta sobre os possíveis encaminhamentos às demandas da comunidade acadêmica. Durante a reunião foram abordados, além do projeto de expansão da universidade, pautas locais dos campi Sede, Ciências Agrárias (CCA), Juazeiro, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Serra da Capivara, aos quais se refere o ‘item B’ do Ofício SindUnivasf 005/2017, enviado à Reitoria no último mês de abril. No documento, a SindUnivasf solicita a “incorporação dos 122 pontos da mesa sindical no processo de negociação”.

De acordo com relatório da Reitoria que será encaminhado à Presidência da SindUnivasf no final deste mês, entre os temas citados, 25% abrangem demandas do campus Serra da Capivara; 19% de Senhor do Bonfim; 13% de Paulo Afonso; 23% de Ciências Agrárias (CCA); 8% de Petrolina (Campus Sede) e 12% de Juazeiro, algumas já concluídas ou em atendimento e outras em estudo. As respostas da Reitoria a todos os itens serão consolidadas e encaminhadas à SindUnivasf até o dia 31 de maio próximo, prazo acordado em reunião anterior com a mesa sindical. O vice-reitor também assumiu o compromisso de antecipar para a próxima terça-feira (16/05), as respostas sobre alguns pontos dos temas relacionados principalmente as questões de infraestrutura nos campi que concentram quase 50% das demandas.

Durante o encontro também foi discutida a possibilidade de um novo prazo para deliberação do projeto de expansão no Conselho Universitário (Conuni). A dilatação da data de votação, sugerida pelo Comando de Mobilização Docente, representada pelo professor Nilton de Almeida, converge com o entendimento da Reitoria que visa ampliar o debate sobre as garantias orçamentárias, e os estudos do quantitativo de professores e técnicos para dar suporte a um novo campus. A data inicial para a matéria ser votada no Conuni é 26 de maio, mas poderá estender-se até a primeira quinzena de junho próximo, em tempo hábil para que a Univasf responda ao MEC, e no caso de aprovação, os recursos programados para implantação do campus possam ser incluídos no orçamento federal.

O vice-reitor destacou o empenho da Reitoria na divulgação do projeto de expansão nos meios de comunicação institucionais. No dia 3 de abril foi publicado no portal da Univasf um comunicado assinado pelo reitor Julianeli Tolentino, no qual são publicizados documentos, cronograma de atividades para apresentação da proposta à comunidade acadêmica e informações relativas aos trâmites e à forma de diálogo estabelecida com o MEC e, internamente, junto ao Conuni. No mês de abril foram realizados debates em todos os campi e, paralelamente, em reuniões dos fóruns permanentes com os servidores técnico-administrativos e de coordenadores dos colegiados acadêmicos. O tema também repercutiu na imprensa, blogs da região e foi pauta da edição de 28 de abril passado, do caderno Cotidiano do Jornal Folha de Pernambuco. Na quarta-feira (10/05), o vice-reitor Telio Leite participou de entrevista em emissora de rádio local – Petrolina FM – no programa Edenevaldo Alves. Durante a sua fala ele reafirmou que a Reitoria é favorável à expansão, enfatizando a perspectiva de aprovação no Conuni.

Fechado para comentários

Veja também

África: Homem sobrevive mesmo após sofrer falência múltipla de órgãos por picada de abelha

Um homem de 50 anos escapou da morte após ser picado por abelhas e sofrer falência múltipl…