Professores da UFPE iniciam greve da categoria nesta segunda-feira (22)

Nesta segunda-feira (22), professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deram início ao movimento grevista na entrada do Campus Recife, na Cidade Universitária.

Durante a manhã, seguindo a agenda de atividades de mobilização programadas para esta segunda-feira, os docentes levaram uma Carta Aberta para a Reitoria da UFPE – documento elaborado pelo Comando Local de Greve (CLG), que reafirma a pauta de reivindicações.

A Adufepe protocolou um ofício formal informando a deflagração da greve a partir do dia 22 de abril. A carta reforça as preocupações da categoria e simboliza o início do movimento grevista na universidade.

A greve foi deflagrada pelos professores da UFPE durante assembleia da associação dos docentes na última quarta-feira (17). Um ofício formal, informando a deflagração da greve a partir do dia 22 de abril, foi protocolado pela Adufepe. A carta reforça as preocupações da categoria e simboliza o início do movimento grevista.

De acordo com a associação, o funcionalismo público federal tem sofrido com um forte arrocho salarial. Para os professores do ensino superior, as perdas foram calculadas em 39,92% em relação ao que recebiam em 2010. O reajuste de 9%, em 2023, não foi suficiente para repor as perdas acumuladas.

A reivindicação de 39,92% foi apresentada em julho de 2023. Porém, depois de seis mesas de negociação, o governo apresentou, na última sexta-feira (19), a proposta de reajuste 0% e a promessa de 4,5% em 2025, e 4,5% em 2026.

No entanto, a categoria fez uma contraproposta de 22, 71%, parcelados em três anos (2024 e 2026), mas o governo manteve-se inflexível na proposta de reajuste 0% para 2024 nas duas mesas seguintes. (Folha PE)

Deixe um comentário

Veja também

Em culto para homens, pastor diz que já beijou a filha na boca: “mulherão”; entenda o caso

O pastor Lucinho Barreto declarou, em um culto para homens, que beijou a boca de sua filha…