Prefeitura de Petrolina se posiciona sobre polêmica da retirada de imagens do Rio São Francisco

mae2

Depois que alguns pastores evangélicos da região do São Francisco fizeram petição ao Ministério Público pedindo a retirada do Nego d’Água e Mãe d’Água das margens do Velho Chico, onde eles revelam que a prefeitura de Petrolina errou em colocar as esculturas sem autorização da população, a gestão municipal pediu respeito e tolerância por parte dos líderes e aumentou ainda mais as discussões sobre o assunto. Confira:

O Nego d’Água, Mãe d’Água, a Carranca etc são manifestações culturais associadas ao nosso Rio. A gestão municipal acredita que devem ser levantadas bandeiras que lutem para combate as drogas, a exploração sexual de menores, ao analfabetismo e tantas outras questões que assolam e deterioram nossa sociedade.

A tolerância e o respeito às manifestações culturais e ou religiosas são coisas sagradas na nossa constituição e na nossa cultura. Se opor a manifestações tão genuínas de nosso folclore, não condiz com os ensinamentos de Jesus Cristo que tanto pregou a tolerância e o respeito às diferenças.

A Prefeitura de Petrolina destaca ainda que a obra é de autoria do artista plástico Ledo Ivo e representa a mãe d’água, figura que faz alusão a fertilidade e bonança das águas doces, imagem que se distingue da figura da Iemanjá. A partir da justificativa do artista, que salientou que a obra era a continuação do que já havia feito com a escultura Nego d’agua, instalada às margens de Juazeiro, a gestão municipal autorizou a instalação da imagem no rio. Ambas as esculturas simbolizam lendas do rio são Francisco, tão presentes na vida dos ribeirinhos. A instalação da peça artística considerou os aspectos que fazem referência a cultura popular da região, não tendo relação com religiosidade.

3 Comentários

  1. givanildo

    11 de novembro de 2015 em 10:16

    Ridículo isso, vale salientar que no alto da ilha do fogo há uma cruz, simbolo do cristianismo, e ninguém fala nada a respeito, e esta mesma ilha também é patrimônio da União. Estes que se dizem cristãos deveriam ficar calados, pois em petrolina também temos uma bíblia em uma importante avenida. Porque que uns podem ter seus símbolos em locais públicos e outros não? Estamos perdendo tempo com coisas que não vão nos levar ha lugar nenhum. Mentes pequenas!

  2. FLOR

    11 de novembro de 2015 em 12:18

    Essas esculturas deveriam mesmo serem retiradas de dentro do Rio. Um rio tão belo, não deveria ter em suas aguas, umas esculturas horriveis como essas. A de Juazeiro, nem tanto, mas essa mãe d’agua aqui de Petrolina, vou te contar viu?? é uma lastima. Não deveriam nem ter colocado!!!!!

  3. Alécio Coelho

    11 de novembro de 2015 em 12:26

    Manda esses “pastores” irem procurar dividir o dinheiro arrecadado com os dízimos com os pobres, os que estão passando fome, os miseráveis…..Agora divida hein! Fala sério!

Veja também

Motorista de aplicativo é morto a tiros em Petrolina (PE)

Um motorista de aplicativo foi morto a tiros na tarde dessa segunda-feira, (29), no bairro…