Petrolina (PE): Pesquisa sobre Práticas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde busca a participação de enfermeiros de todo o país

Enfermeiros das áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Estratégia Saúde da Família (ESF) são o foco de uma pesquisa nacional, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Universidade de Brasília (UnB). Conduzido no estado de Pernambuco pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o estudo é intitulado “Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS)” e tem o objetivo de compreender as práticas de Enfermagem, contextualizando com cenários de atuação e perfis dos enfermeiros do país. A pesquisa está em busca de participantes voluntários e poderá contribuir para regular a profissão e subsidiar gestores na elaboração de políticas públicas para o setor de saúde.

A pesquisa é feita em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco); a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS); e Universidades Federais. A coleta de dados do estudo envolve dois momentos: aplicação de questionário e realização de entrevistas online com enfermeiros. O questionário da pesquisa está aberto a todos os interessados que possuam pelo menos três anos de atuação profissional e pode ser respondido online, enquanto as entrevistas serão realizadas com enfermeiros de municípios escolhidos por meio de sorteio em cada estado.

A Univasf está responsável por coordenar e monitorar a pesquisa no estado de Pernambuco através de um grupo de pesquisadores, sob a coordenação da professora de Colegiado de Enfermagem Ângela Carneiro. A docente afirma que a importância do estudo está em regulamentar a profissão dos enfermeiros, destacando as atividades que fazem parte do exercício desta profissão e devem ser reconhecidas como sendo atribuições destes profissionais. “A grande importância dessa pesquisa é regulamentar algumas ações que a Enfermagem já faz em alguns locais e também contribuir com a organização do sistema de saúde”, conclui. Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas por meio dos telefones (61) 3107-1820 e (74) 9 8804-3982 ou pelo endereço de e-mail angela.carneiro@univasf.edu.br.

Fechado para comentários

Veja também

Compesa se pronuncia sobre protesto de moradores no bairro João de Deus em Petrolina (PE)

Em decorrência da falta de sistema de drenagem (galeria de águas pluviais) no bairro João …