Petrolina (PE): Atendimentos oftalmológicos e odontológicos serão retomados no Hospital Universitário

Os atendimentos oftalmológicos e odontológicos, prestados anteriormente por meio do Projeto Consultórios Itinerantes, serão retomados via projeto extensão proposto pelo Hospital Universitário da Univasf em Petrolina (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Consultas iniciais foram realizadas na última sexta-feira, 19 de abril, junto a colaboradores da instituição.

“Esta é mais uma ação do Hospital Universitário da Univasf para a região, para a sociedade, da transformação de uma iniciativa, que em outro momento foi chamada de Projeto Consultórios itinerantes, para um projeto de extensão a ser desenvolvido com os nossos colaboradores, validada pelo nosso Colegiado Executivo. Neste sentido, a gente retoma atendimentos oftalmológicos, num contexto ainda piloto e experimental, para que a gente possa ampliar, envolvendo estudantes da graduação da pós-graduação, fazendo valer o papel do Hospital Universitário em atender bem as pessoas e formar profissionais com qualidade para o SUS”, destacou Ricardo Lima, gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf.

Durante os atendimentos experimentais, foram realizados exames de acuidade visual, pressão intraocular e fundo de olho (fundoscopia), com suporte do oftalmologista Francisco Ferraz e do técnico em ótica Ilson Luna, pertencentes ao quadro de pessoal do HU-Univasf/Ebserh.

Histórico

Criado no ano de 2013, o Projeto Consultórios Itinerantes (PCI) nasceu da parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde, que forneceu 71 contêiners com consultórios para universidades federais de todo o país.

O PCI ofereceu atendimento aos estudantes que participam dos programas de educação Brasil Alfabetizado e Mais Educação, com o objetivo de identificar precocemente problemas na visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes. O HU-Univasf recebeu oito consultórios e atuou com uma equipe formada por: odontólogo, médico oftalmologista, técnico em saúde bucal, técnico de ótica e assistente administrativo. Além das consultas, o projeto ainda distribuiu óculos gratuitamente.

Deixe um comentário

Veja também

Em culto para homens, pastor diz que já beijou a filha na boca: “mulherão”; entenda o caso

O pastor Lucinho Barreto declarou, em um culto para homens, que beijou a boca de sua filha…