Pela primeira vez, Juazeiro tem representação do poder público no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre 

0

Durante sessão da XXI Reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, ocorrida semana passada em Ourolândia-BA, o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Agenor Souza, foi eleito secretário do Comitê. Em 12 anos de criação do Comitê, essa é a primeira vez que um representante do poder público de Juazeiro tem um cargo eletivo.

A reunião ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Ourolândia e contou com a presença de representantes de todos os nove municípios que compõem a Bacia do Rio Salitre. Foi discutido o andamento do Plano de Bacia do Salitre (PBHS), cujo principal objetivo é a revitalização do Rio. Também foi colocada em pauta a mediação sobre a discussão a respeito do sistema de energia elétrica no baixo Salitre. Em seguida, a atual secretária, Audinea Gean Teles da Costa, anunciou sua renúncia do cargo e, de forma unânime, todos os representantes indicaram Agenor.

Mineia Clara, representante da sociedade civil na União das Associações no Vale do Salitre (UAVS) e vice-presidente do Comitê, comentou sobre a eleição de Agenor. “O novo secretário terá um papel fundamental na organização do comitê, por se tratar de um representante do poder público municipal de Juazeiro será uma grande força, porque essa região do Rio Salitre merece total atenção e carece de políticas públicas em se tratando de preservação de áreas degradadas. Nossa expectativa é que esta parceria renda bons projetos para a nossa região”, salientou Mineia.

O secretário Agenor falou sobre a satisfação em assumir essa missão. “Muito me honra representar o poder público nesse comitê. Sabemos que a sociedade civil espera uma participação eficaz e esse é o nosso compromisso. Nossa expectativa é que, juntamente com a secretaria executiva – o INEMA, possamos promover discussões de forma objetiva e que o principal objetivo do comitê seja sempre a revitalização do Rio Salitre e o uso consciente das águas”, ressaltou Agenor.

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre

Criado pelo Decreto nº 10.197 de 22 de março de 2006.  Composto por 36 membros, dentre titulares e suplentes, sua estrutura é paritária entre Poder Público Estadual, Poder Público Municipal, Usuários de recursos hídricos e Sociedade Civil Organizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Inspetor-chefe da PRF convoca mototaxistas de Juazeiro para tratar de fiscalizações de transporte de passageiros

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) convoca todos os mototaxistas cadas…