MPPE recomenda que ILPIs do Recife e Arcoverde (PE) intensifiquem medidas de prevenção ao novo coronavírus; capital já registrou óbitos

O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) recomendou que as secretarias de Saúde das cidades de Arcoverde e do Recife intensifiquem medidas de sanitização e a realização de testes contra o Covid-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). O objetivo é evitar a disseminação da doença nesses locais. As pessoas idosas configuram um dos grupos mais vulneráveis à transmissão do novo coronavírus.

No Recife, o MPPE tomou conhecimento do registro não somente de casos como também de óbitos em seis dessas instituições, supostamentes relacionados ao Covid-19. Dessa forma, para evitar o contágio de outros idosos residentes e dos profissionais que atuam nas ILPIs do Recife (em especial: o Centro de Convivência Geriátrica Santa Bárbara, o Residencial Geriátrico Luminar e o Abrigo Espírita Batista de Carvalho, onde ocorreram registros de casos e mortes) e de Arcoverde, o MPPE recomendou a testagem do agente causador do novo coronavírus (SARS-Cov-2) neste grupo de pessoas.

As vigilâncias sanitárias dos municípios em questão, por sua vez, devem manter contato telefônico diariamente com todas as ILPIs das cidades, para que assim os órgãos possam tomar conhecimento dos casos suspeitos de Covid-19 e dos óbitos ocorridos nessas localidades, sejam aqueles ocasionados por quaisquer causas. Fiscalizações aleatórias para verificação da veracidade das informações relatadas também poderão ocorrer.

As instituições devem, também, estar atentas ao cumprimento das políticas públicas no tocante às precauções contra o novo coronavírus determinadas pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) e de seus municípios, bem como Vigilância Sanitária. Nos casos do Recife, é de responsabilidade das ILPIs, ainda, a disponibilização de material de higienização adequado aos idosos residentes, tais como: sabão líquido, gel alcoólico, saboneteira (para o gel e para o sabão líquido) e toalhas de papel.

Para mais, caso as autoridades de saúde exijam que um idoso se dirija à uma instituição médica para tratamento (seja ela pública ou particular), o residente deve seguir suas instruções imediatamente. Nesses casos, o transporte público deve ser evitado e o paciente e a equipe acompanhante devem, sempre, usar máscara. Após a transferência para uma instituição de saúde, será necessário limpar e desinfetar completamente a área onde o residente permaneceu.

Fechado para comentários

Veja também

Turbulência emocional vivenciada após a perda de um cachorro é semelhante à de um filho, diz estudo

A morte de Joca, um cão da raça golden retriever após ser extraviado por um erro da Gollog…