Motorista de caminhão-pipa é multado em R$ 5 mil por crime ambiental em Petrolina 

Nas proximidades de uma choperia na Orla de Petrolina uma equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) flagrou o dono de um caminhão-pipa realizando a captação de água com todo o veículo dentro do Rio São Francisco, contaminando assim a água com sustâncias oleosas, na última sexta-feira (24). O condutor foi multado em R$ 5 mil.

Nossa equipe estava na área fazendo vistoria para as próximas ações do projeto ‘Orla Nossa’, quando presenciou a situação. O interesse da gestão municipal é recuperar o trecho do Rio e conscientizar a população para a preservação do Velho Chico”, relata o diretor de projeto, Victor Flores.

O responsável pelo caminhão foi autuado no artigo 62 do Decreto Federal de nº6.514/08, que pune aquele que causar poluição de qualquer natureza, que possa resultar em danos à saúde humana, animal ou a biodiversidade. Ele tem 20 dias, a partir da autuação, para recorrer à AMMA e pagar a multa. Em caso de reincidência, além de multa, o veículo pode ser apreendido.

A Prefeitura de Petrolina ressalta que a captação de água no rio, quando feita de forma regular, não se configura como crime.

Fechado para comentários

Veja também

STF rejeita, por unanimidade, pedido de progressão de pena para Daniel Silveira

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, por 11 votos a 0, o pedido de progressão de pena p…