Médico orienta sobre os cuidados com a saúde durante o Carnaval de Petrolina

0

O clima de festa, a decoração do comércio e o frevo tocando nas rádios anuncia que já é Carnaval em Petrolina. Mas, para aguentar a maratona de festa e aproveitar todos os polos do Carnaval, o folião deve ficar atento para os cuidados com a saúde. Para isso, o diretor médico da Secretaria de Saúde de Petrolina, Diego Dourado, dá algumas dicas para quem vai curtir a festa.

De acordo com o profissional, os foliões que pretendem curtir o Carnaval devem levar a sério algumas medidas preventivas, para que os excessos não interfiram no estado de saúde e leve a festa a acabar mais cedo. Estimular a ingestão de líquidos não alcoólicos e ter uma alimentação balanceada é essencial para estar bem durante o período festivo. E, é claro, bebida alcoólica sempre em moderação.

“A melhor forma de evitar ressaca no dia seguinte é não exagerar no álcool e intercalar a bebida alcoólica com água. Manter-se hidratado é imprescindível para que o corpo funcione bem e mantenha o pique, especialmente em períodos de excessos. Antes das festas, recomenda-se não fazer grandes refeições nem ingerir alimentos ricos em gorduras, que tornam a digestão mais lenta e causam a sensação de empachamento. Durante a folia, não fique mais do que três horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão. E o mais importante, tenha água sempre em mãos”, explica.

O Carnaval é uma festa que também exige preparo físico. Por isso, para evitar a sobrecarrega nos pés, pernas e joelhos, o médico orienta que haja períodos de repouso durante a folia. “Um período de sono adequado e bem dormido ajuda a evitar um desgaste ainda maior”, orienta Diego, reforçando que é importante usar um calçado adequado. “Lembrando que, qualquer ocorrência envolvendo foliões nos polos do Carnaval de Petrolina, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estará de prontidão durante os quatro de dias de diversão”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Câmara aprova liberação de medicamentos sem registro durante pandemia do Coronavírus

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º) projeto de lei que estabelece o pra…