Grupo de FBC deve esperar para não enfraquecer Márcio França à presidência da sigla

Um êxodo do grupo de dissidentes do PSB antes do Congresso Nacional, marcado para outubro, quando deve ser eleita a nova direção nacional, guarda o potencial de enfraquecer a postulação de Márcio França à presidência da sigla. Em função disso, o senador Fernando Bezerra Coelho e o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, além dos mais de 10 deputados insatisfeitos com a posição do partido sobre as reformas do governo Temer devem se manter nas hostes socialistas até, pelo menos, o resultado da eleição interna, visando a não prejudicar o vice-governador de São Paulo.

O grupo comandado por FBC é, inclusive, aliado de primeira hora de Márcio, que, por sua vez, vem apostando em entendimento com o atual presidente, Carlos Siqueira. Mas o grupo da dissidência está desconfiado. “Se está tudo certo em relação ao acordo, para que essa virulência do partido em cima do grupo que apoia Márcio?”, indaga um socialista em reserva. Em meio à desconfiança, há quem realce que Siquera ficou de dar uma declaração de apoio a França “no início de julho”. O próprio Siqueira tem dito que iria à mesa com Márcio tratar disso entre final de julho e começo de agosto. Enquanto isso, os dissidentes também não podem deixar o partido antes que uma janela seja aprovada. E uma reforma política precisa ser votada até setembro para valer em 2018, o que deve abrir uma janela de 30 dias, prevista para se dar entre setembro e outubro. Até lá, os dissidentes seguem aliados de França no PSB.

Já me sinto lá

Tem socialista já se sentindo no DEM. Após a declaração de Rodrigo Maia de que não teria como apoiar o PSDB na corrida presidencial, um virou para o outro e sapecou: “Sim, porque a gente (socialistas rumo ao DEM) pode ter um candidato próprio”.

Passos atrás

Antes da rebordosa no partido, o senador Fernando Bezerra Coelho chegara a cogitar a possibilidade de Geraldo Alckmin migrar para o PSB, visando à corrida presidencial. Da última reunião da cúpula do PSB com Alckmin – que agora seguirá no PSDB – FBC não participou. (Folha PE).

Fechado para comentários

Veja também

Turbulência emocional vivenciada após a perda de um cachorro é semelhante à de um filho, diz estudo

A morte de Joca, um cão da raça golden retriever após ser extraviado por um erro da Gollog…