Funcionários da Prefeitura de Ipojuca (PE) são indiciados por desvio de dinheiro

A Polícia Civil de Pernambuco informou, na manhã desta sexta-feira (19), que durante uma investigação realizada pela Delegacia de Ipojuca, um esquema criminoso de desvio de verbas públicas no município foi descoberto. Quatro ex-funcionários da Prefeitura de Ipojuca foram indiciados pelos crimes de peculato e associação criminosa.

Ainda segundo a Polícia Civil, os suspeitos teriam desviado cartões do Benefício Eventual Municipal (BEM), criado durante a pandemia de Covid-19, para assistir cerca de quatro mil trabalhadores informais que tiveram que paralisar suas atividades. De acordo com o órgão, o grupo teria compartilhado as senhas, realizando de modo fraudulento o saque dos valores do auxílio. A quantia teria sido dividida entre os envolvidos.

A Polícia Civil também informou que o esquema foi descoberto após diversos beneficiários relatarem à Secretaria Municipal de Assistência Social o não recebimento dos cartões, que não foram localizados pela Secretaria.

Segundo a Polícia, as investigações revelaram ainda que a coordenadora do programa assistencial, responsável pela distribuição dos cartões, convidou pessoas a integrarem o grupo e a praticarem o crime, entregando a elas os cartões e as respectivas senhas, e recebendo parte dos valores sacados. Os fatos foram confirmados, segundo o órgão, por dois investigados que confessaram a participação no crime, sendo um deles filmado por câmeras de segurança enquanto realizava os saques.

“Inicialmente, apurava-se o sumiço de seis cartões. No curso das investigações, todavia, foi revelado a subtração de vinte dois cartões de beneficiários, os quais tiveram seus cartões subtraídos e desviados para que outras pessoas fizessem os saques dos valores. Não obstante tal fato, é possível que existam muitas outras pessoas que, em razão do crime em comento, deixaram de receber seus cartões BEM, haja vista serem pessoas humildes que, em muitos casos, sequer sabem que tem direito ao benefício”, informou a Polícia em nota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Homem é preso por pilotar moto sem placa e com chassi raspado em Petrolina (PE)

Na rua Castro Alves, Centro de Petrolina (PE), uma equipe da Guarda Municipal observou um …