Fernando Bezerra e secretários de Pernambuco vão a ministro pedir mais recursos para Saúde do estado

Acompanhados pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), os secretários de Saúde, Iran Costa Júnior, e da Casa Civil do Governo do Estado de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira, foram recebidos, nesta quarta-feira (22), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. Durante a audiência – na sede do ministério, em Brasília – o líder do PSB no Senado e os secretários solicitaram o aumento dos recursos federais para o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado; principalmente, para o custeio de procedimentos de média e alta complexidade e das Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs).

Na reunião, que também contou com a participação do deputado Fernando Monteiro (PP-PE), foram apresentados, ao ministro, balanços que mostram um déficit mensal de R$ 28 milhões. “Estes recursos são fundamentais para manter a assistência aos serviços especializados de saúde à população e de alto custo ao SUS, como é o caso dos tratamentos em oncologia e cardiologia, hemodiálise e leitos de UTI”, destacou Fernando Bezerra à Ricardo Barros.

Segundo demonstrou Iran Costa, Pernambuco é o estado da Região Nordeste que mais investe na Saúde e aplica, proporcionalmente, mais recursos no setor que Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. “Os custos dos procedimentos em Média e Alta Complexidade aumentam ano a ano. Além disso, das nove UPAEs, somente duas recebem financiamento do governo federal”, observou o secretário.

De acordo com o senador Fernando Bezerra Coelho, o ministro foi receptivo às demandas apresentadas durante a audiência. “Ricardo Barros demonstrou sensibilidade à situação da Saúde em Pernambuco e comprometeu-se a estudar possibilidades e apresentar soluções o mais rapidamente possível”, conta o líder.

1 Comentário

  1. FAS

    23 de fevereiro de 2017 em 02:55

    Realmente, estava faltando esse tipo de apoio para buscar verbas para saúde, infraestruturas e outras, o senador está correto em chamar as autoridades do estado para se envolver na busca de recursos. Parabéns pela atitude, assim todos nós ganhamos (povo).

Veja também

Em culto para homens, pastor diz que já beijou a filha na boca: “mulherão”; entenda o caso

O pastor Lucinho Barreto declarou, em um culto para homens, que beijou a boca de sua filha…