Em 2021, Petrolina (PE) teve 920 registros de estelionato; Polícia Civil lança campanha contra golpes

A polícia civil de Petrolina (PE) lançou nesta quinta-feira (18), uma campanha para auxiliar à população para se proteger contra os diversos tipos de golpes utilizados por criminosos nas redes sociais.

Com as novas rotinas impostas em razão da pandemia do Covid-19, as tentativas de golpes aumentaram, devido ao uso cada vez maior das redes sociais, aumento do tempo online das pessoas na internet, e as crescentes transações digitais, sendo campo fértil para criminosos responsáveis por aplicar golpes financeiros.

O delegado Gregório Ribeiro, que participou da coletiva, conta que um dos golpes mais aplicados é o da clonagem do whatsapp e a prática de estelionato.

“O golpista registra qualquer chip aleatório e pega a foto de pessoas, tipo redes sociais de médicos, advogados, odontólogos e utiliza a foto de perfil e insere ela em um whatsapp qualquer e com algumas manobas eles conseguem contatos de parentes daquelas pessoas para aplicar o golpe, solicitando dinheiro emprestado”. explicou Gregório Ribeiro.

O delegado conta que apenas ao olhar para a foto falsa, a pessoa não percebe e transfere dinheiro e orienta sempre que se faça antes uma ligação para saber se o fato é verídico.

Ribeiro conta ainda que 99% dos golpes aplicados na região são de pessoas dos estados de Goiás e Mato Grosso. É preciso portanto reconhecer pela voz, o sotaque do golpista, que é diferente de quem mora em Petrolina e de outras cidades próximas.

A delegada Isabela Cabral, durante a coletiva, afirmou que só de registrados em Petrolina (PE) no mês de outubro foram 58 golpes aplicados pelas redes sociais. Durante o ano foram 920 registros de estelionato e mais da metade deles foram pelas plataformas digitais, envolvendo a OLX. (Foto: Polícia Civil).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Covid-19: Cremepe emite nota e alerta autoridades para evitar festas de final de ano e carnaval em Pernambuco

Em nota emitida na sexta-feira (26), o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambu…