Depois de anos de luta, Dormentes (PE) realiza primeiro abate de caprinos e ovinos no abatedouro municipal

Depois de mais de seis anos de luta, o abatedouro municipal de Dormentes, no sertão pernambucano, realizou, finalmente, o primeiro abate de caprinos e ovinos. Nesta quinta-feira (25) os protocolos de um teste de abate foram iniciados com a presença dos fiscais agropecuários Reinaldo Castro e Marcelo Brasil, da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). Os dois acompanharam os procedimentos com o objetivo de verificar os processos e sugerir adequações, se necessário.

O abatedouro, gerido pela Da Terra Abatedouro Frigorífico, possui estrutura para abater entre 150 e 200 animais por dia. Além de cortes especiais, será possível produzir embutidos, como a linguiça de carneiro. A comercialização da carne é de responsabilidade da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Dormentes (Coopador).

Dormentes possui o maior rebanho de ovinos e o 4º maior de caprinos de Pernambuco e a operação do abatedouro municipal deve injetar entre 2 e 3 milhões de reais na economia local, de acordo com o representante da Da Terra, Jiomarcio de Macedo. “Os criadores de Dormentes tem total expertise na criação de animais, mas não conseguiam vender sua produção. Agora essa carne vai poder percorrer todo o estado de Pernambuco e, se Deus quiser, em breve vamos levar o melhor da nossa cidade para todo o Brasil”, projeta.

“É um dia histórico para o nosso município, depois de anos de muita luta, finalmente teremos um abatedouro moderno e qualificado em funcionamento. Agora os nossos criadores não vão precisar sair de Dormentes para abater seus animais”, comemorou a prefeita Josimara Cavalcanti.

HISTÓRIA DE LUTA

Pelo menos desde 2018 que os criadores de caprinos e ovinos de Dormentes lutam por um abatedouro municipal. Somente na última quarta-feira (24) o Selo de Inspeção Estadual foi emitido pela Adagro, enquanto a solicitação de ingresso no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) é analisada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, necessário para a comercialização da carne em todo o território brasileiro.

Deixe um comentário

Veja também

Motorista de Porsche se entrega à polícia e é preso em São Paulo

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, motorista do automóvel Porsche que provocou…