Dormentes (PE) recebe visita de equipe da Fiocruz para intensificar combate às doenças epidemiológicas  

Após um trabalho de articulação junto à Fiocruz Pernambuco, a prefeita Josimara Cavalcanti recebeu a visita de uma equipe da renomada instituição científica. Sob a liderança da pesquisadora Islândia Carvalho, o time da Fiocruz participou de algumas atividades importantes junto com a parte da equipe gestora da saúde municipal, como a secretária Talita Mirele. Na bagagem, os visitantes trouxeram o projeto ‘Super SUS’, importante ferramenta no combate às doenças epidemiológicas.

A iniciativa foi apresentada aos Agentes Comunitários de Saúde e um cronograma de atividades será organizado pela Fiocruz. “Prontamente atendemos o convite da prefeita Josimara para que, juntos, pudéssemos pensar em formas de fortalecer o que a gente já faz enquanto Vigilância Epidemiológica, apoiando o município no que for necessário. A equipe está muito aberta a melhor e capacitar as equipes responsáveis pelas ações de saúde”, destaca Islândia Carvalho.

O ‘Super SUS’ conta com um aplicativo lúdico que, entre outras coisas, ensina ao cidadãos sobre seus direitos, o papel do agentes de saúde. É destinado, principalmente, à população de 12 a 18 anos e está disponível gratuitamente na loja de aplicativos em qualquer telefone celular ou dispositivo móvel.

INTENSIFICANDO AÇÕES DE COMBATE
As equipes da Saúde de Dormentes ainda convidaram as representantes da Fiocruz para visitar o Hospital Municipal Nossa Senhora da Paz e conhecer a rede de atendimento municipal. O objetivo foi iniciar um diálogo para intensificar o combate às síndromes gripais, além de outras doenças epidemiológicas como hanseníase, tuberculose, dengue, zika, chikungunya e algumas patologias diarreicas.

Além do reforço das práticas já adotadas pela Secretaria da Saúde, foi sugerido a implantação de um mapa de georreferenciamento, com o objetivo de identificar casos e aprofundar o estudo deles a fim de reconhecer fatores contribuintes para o surgimento e proliferação das doenças em questão.

“Ao mesmo tempo em que um aumento de casos nos acende um alerta, serve para nos mostrar que algo a mais precisa ser feito para garantir o bem-estar das pessoas. Por isso procuramos a ajuda da Fiocruz a fim de que possamos desenvolver ações de vigilância em saúde, nos permitindo cumprir nosso papel de zelar pela saúde do povo da melhor forma possível”, ressalta Josimara Cavalcanti.

Deixe um comentário

Veja também

Juazeiro (BA): Polícia Civil prende suspeito por homicídio e apreende arma de fogo 

Na sexta-feira (3) A Polícia Civil prendeu um suspeito por homicídio e apreendeu uma arma …