Curso oferecido pelo IF Sertão Petrolina para menores em cumprimento de medidas socioeducativas forma 13ª turma

0

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realizou, nesta quarta-feira (19), a cerimônia de conclusão de curso da 13a turma do curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária, ofertado para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas da Fundação Case/Funase Petrolina.

A solenidade contou com as presenças da diretora de Ensino do campus, Andréa Nunes, representando a diretora-geral, Jane Perez; do coordenador de Extensão, Marlon Rocha, e da diretora da Fundação Case, Nídia Alencar, além de servidores das instituições e familiares dos formandos.

Ao todo, onze meninos concluíram o curso. “Esse, para nós, é o início de um novo caminho. Aqui tivemos a oportunidade de aprender mais que conhecimentos teóricos e técnicos, mas tivemos uma maior visão de mundo. Obrigado a todos que nos incentivaram e que acreditaram em nós. Essa conquista não é só nossa”, afirmou um dos concluintes.

A diretora da Fundação Case, Nídia Alencar, reafirmou a parceria com o IF Sertão-PE, consolidada desde 2013 e que já formou mais de 140 jovens. “Quantas pessoas são envolvidas nesse curso, preocupada com vocês, trabalhando pela ressocialização. Essa excelência vocês têm que levar para a vida e se lembrar que vocês tiveram a oportunidade que muitos nunca terão”, disse. Ainda segundo a diretora, a reincidência de menores que participaram do curso é mínima, em torno de 1%. “Muitos deles estão trabalhando, seja com agricultura, alguns até com seu próprio lote, ou mesmo em outras áreas”, afirmou.

Para a diretora de Ensino, Andréa Nunes, o certificado do curso é uma possibilidade de abrir portas, tanto profissional quanto pessoalmente. “Não se limitem a esse degrau, criem um novo caminho para vocês, estudem, trabalhem. Nós estamos na torcida para que vocês vençam todos os obstáculos”.

O curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária, de 160 horas, tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar em propriedades rurais, no apoio a atividades relativas aos sistemas produtivos agrícolas. Durante três meses, os estudantes têm a oportunidade de ver disciplinas de manejo vegetal e animal, oleicultura agroecológica e mecanização agrícola, com toda prática vivenciada no campo experimental do campus Petrolina Zona Rural. A previsão é que nova turma ingresse no curso no primeiro semestre de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA) terá reforço na fiscalização e aumento da frota de ônibus durante provas do Enem

A Prefeitura de Juazeiro irá reforçar a fiscalização e o transporte coletivo para oferecer…