Com programação especial, Salgueiro comemora hoje (23) 181 anos de fundação

salgueiro

O município de Salgueiro comemora 181 anos de fundação, nesta sexta-feira (23), com uma intensa programação durante todo o dia e segue até o começo da noite. Às 7h, na Fazenda Boa Vista, no DNOCS, foi dada a largada da tradicional Corrida Raimundo de Sá. Os atletas do sexo masculino percorreram 11 km e as mulheres 8 km, refazendo o mesmo percurso que fez o pequeno Raimundo de Sá, em 1835, durante os três dias em que ficou perdido na mata, até chegar ao local onde, hoje, é a Catedral da Diocese, marco zero de Salgueiro e linha de chegada da competição.

Às 9h30, depois da premiação dos vencedores, o prefeito Marcones Libório de Sá entregará à população mais seis ruas pavimentadas. Melhoria da acessibilidade e da saúde da população e valorização imobiliária são, apenas, alguns dos benefícios consequentes do maior programa de pavimentação já feito na história de Salgueiro, com 148 localidades calçadas.

Libório e a equipe de governo passarão pelas ruas Claudiomilson dos Santos, no Divino Espírito Santo; São Domingos, no Santa Margarida; Antonio Elizeu, no Perpétuo Socorro; Rua 2, na Vila dos Funcionários; Rua 21, na Cohab; e encerrarão a caravana com um momento comemorativo na Rua Expedita de Sá Araújo, às 11h.

Já na parte da tarde, às 16h, será a vez de inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, no bairro Nossa Senhora das Graças, que recebe o nome do ex-governador Eduardo Henrique Accioly Campos. Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, a unidade vai resolver grande parte das urgências e emergências, desafogando o Hospital regional Inácio de Sá.

Na sequência, às 17h, o prefeito entrega, oficialmente, a Unidade Básica de Saúde- UBS, Dr. Romão de Sá Sampaio, também, no bairro Nossa Senhora das Graças, completando 14 UBSs em estruturas físicas próprias do município, além de outras duas, ainda, em construção, no distrito do Pau-Ferro e no bairro Nossa Senhora Aparecida.

A programação termina às 19h, com a inauguração do canal central da Rua Clarisbalte Filgueira Sampaio, que foi reformado e teve o estilo arquitetônico original restaurado, como parte de um projeto de requalificação do centro da cidade que tem o objetivo de melhorar a segurança, a mobilidade e a estética da paisagem urbana, além de preservar o patrimônio material histórico de Salgueiro.

Na ocasião, será lançado e distribuído gratuitamente o catálogo ‘Salgueiro feita a mão’ com o apoio da Prefeitura de Salgueiro e incentivo do Governo do Estado/Secretaria de Cultura/Fundarpe, que faz um registro dos diversos trabalhos artesanais do município. Apesar de retratar a predominância da mulher na produção local, a publicação destaca a contribuição de artistas como Mestre Jaime e Zé do Mestre, com textos do designer Ticiano Arraes e da antropóloga Carolina Farias Leal, apresentação do prefeito Marcones Libório e fotografia de Josival Rodrigues.

Fechado para comentários

Veja também

Enchentes no Sul: Em busca do acesso à informação, projeto visa a arrecadação de rádios e pilhas

A Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul) colocou em prática um projeto que visa a arrec…