Com chuvas, nível do Lago de Sobradinho chega a quase 9% e bancos de areia são visíveis em Petrolina e Juazeiro

lagodesobradinho

O registro de chuvas na bacia do rio São Francisco nos últimos dias tem elevado um pouco mais o reservatório de Sobradinho (BA). A capacidade do lado hoje chega a 8,74%.

Chove com mais intensidade na região de Minas Gerais e em município do Oeste da Bahia, que são áreas que ficam próximas ao rio.

Em Petrolina e Juazeiro, o sol aparece com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite e até domingo deve chover até 13mm nas duas cidades.

Em alguns pontos do rio São Francisco é visível a presença de bancos de areia, devido a baixa no lago e algumas embarcações apresentam dificuldades de navegação.

A equipe técnica da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) apresentou um relatório sobre a vistoria no Baixo São Francisco, para avaliar os efeitos da defluência de 750m³/s durante a primeira semana da medida. De acordo com a apresentação, houve o registro de banco arenoso emergindo nas proximidades da cidade de Juazeiro (BA) e presença de retroescavadeiras para garantir a captação de água para a Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso), entre outros reflexos.

Durante uma reunião da ANA também houve apresentação dos cenários previstos para o ano de 2017. Conforme os técnicos da área, a expectativa é de que o nível de armazenamento no reservatório de Sobradinho varie entre 9% e 12% e em Três Marias, entre 20% e 28%. Com isso, o cenário aponta que, com a vazão variando entre 800m³/s e 700m³/s em 2017, em dezembro do próximo ano o nível de armazenamento representará 10% da capacidade do reservatório.

 

Fechado para comentários

Veja também

Enchentes no Sul: Em busca do acesso à informação, projeto visa a arrecadação de rádios e pilhas

A Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul) colocou em prática um projeto que visa a arrec…