Artigo do leitor: Petrolina, o desafio e a oportunidade de aprimorar um ambiente empreendedor

pedro-neto

Califórnia Sertaneja, Capital do Sertão, Petrolina da Fé, do Trabalho, do Progresso ou Terra dos Impossíveis. Não somente os títulos que atribuíram a Petrolina a fizeram ser destacável no cenário estadual, regional e nacional, mas sobretudo o lugar de vencer desafios, “plantar” ideias e abraçar oportunidades.

E não basta apenas uma boa ideia para um negócio decolar na sexta cidade mais populosa do estado, mas ter um ambiente regulatório, com infraestrutura, mão de obra qualificada e acesso à capital são requisitos fundamentais para um negócio crescer e prosperar, gerando emprego e renda. Nossa economia já depende de negócios inovadores, e para que isso aconteça a cidade precisa se ater mais ao assunto, especialmente agora em um momento de recessão plena.

A desburocratização do setor público pode atrair investimentos e dar mais coragem ao empreendedor. Se faz necessário, também, pensar e dar espaço a economia criativa como o turismo e empresas de tecnologia, que podem ser vetores promissores, além de fomentar negócios embrionários, através do fornecimento de um espaço físico para essas ideias se relacionarem e se fortalecerem com outras.

Saber aproveitar a nossa localização geográfica e condição logística privilegiada, além de modernizar nossa economia, não só a de base, a exemplo das exportações, precisamos igualmente dar os braços aos novos negócios e a tecnologia, para até mesmo melhorarmos nossa eficiência administrativa e operacional.

Hoje somos uma economia de serviços com baixo valor agregado, pouco industrial e não tecnológica. No entanto, nenhum avanço nesse sentido será possível sem o apoio e interação da administração pública. Através dessa nova matriz econômica tecnológica/industrial, iremos justificar uma outra vantagem competitiva que Petrolina tem, que é o bônus demográfico, pois assim avançaremos em políticas econômicas e sociais.

Por Pedro P. L. Neto – Empresário, administrador e especialista em gestão de empresas, finanças e obras.

3 Comentários

  1. Heldemar Cunha

    21 de dezembro de 2016 em 07:42

    Excelente artigo meu caro amigo Pedro Neto. Devemos cada vez mais fortalecer a nossa maior “mola propulsora” a fruticultura irrigada, mas como bendito no artigo, temos que potencializar novas frentes: turismo, serviços e indústria. O potencial da nossa Perrolina é gigante e inegável. Vamos fazer a nossa parte.

  2. Matheus Ramos

    21 de dezembro de 2016 em 07:43

    Belíssimo artigo ! Meus parabéns !

  3. Luiz

    21 de dezembro de 2016 em 13:10

    Grande Pedro Neto. Gestor e Administrador por excelência. Ótimo artigo!!

Veja também

Petrolina (PE): Polícia Militar destrói plantação de maconha no distrito de Uruás

Policiais militares do 5°BPM erradicaram uma plantação de maconha no distrito de Uruás, zo…