AMMA explica motivos das baronesas voltarem a surgir no Rio São Francisco

Após um leitor do Blog cobrar uma ação da Prefeitura de Petrolina em relação as baronesas que voltaram a surgir no Rio São Francisco próximo a Orla da cidade, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) informa que já está sendo realizado o trabalho de monitoramento e controle das plantas no local, desde o início da semana.

Em tempo, a AMMA explica que com a queda da vazão da Barragem de Sobradinho para 550 m³/s, houve um recuo do leito do Rio em até 20m, propiciando a proliferação de algas elódeas, conhecidas como “rabo de raposa”. Estas algas proporcionam um habitat adequado para fixação de outras plantas, como são o caso das macrófitas aquáticas, popularmente chamada de baronesas.

Com as últimas chuvas, algumas baronesas que estavam presas no Riacho da Vitória e nos trechos da Orla III, se desprenderam e fixaram-se em trechos da Orla I e II.

A AMMA ressalta que as plantas não estão ocasionando dano algum aos usuários da área e que, até que o nível da barragem volte a defluência normal, episódios como este poderão voltar a ocorrer.

1 Comentário

  1. Ricardo

    17 de março de 2018 em 16:33

    Simples ai,trataram o problema e não a causa.

Veja também

Empresário Emerson Castro presta homenagem a Rafael Coelho

“Rafael, o gigante. Hoje, o mundo perdeu um grande homem. Rafael Coelho. (Na Foto, o…