Saúde da Criança com Deficiência é tema de Workshop que acontecerá amanhã (25) em Petrolina

Será realizado neste sábado (25), o I Workshop Saúde da Criança com Deficiência promovido pelo Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento tem o tema “Porque meu filho também é gente!” e irá discutir, com profissionais da educação e estudantes e profissionais da saúde, quais as melhores formas de se relacionar com crianças com deficiência.

O Workshop será realizado das 8h30 às 18h, no Auditório da Biblioteca do Campus Sede da Univasf, localizado em Petrolina (PE).

À exceção da primeira roda de diálogos, que abordará as “Perspectivas de atendimento em saúde à criança com deficiência”, toda a programação do evento será conduzida exclusivamente por pessoas que convivem com essas crianças. A conferência de abertura, por exemplo, será ministrada por videoconferência pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Francisco Lima, sobre o tema “Saúde da Criança com Deficiência: compromisso de todos”. O professor é cego e também pai adotivo de um menino autista e com deficiência visual.

Já os outros espaços serão mediados pelas integrantes do Grupo Raros, formado por mães de crianças com deficiência e que apoia a organização do Workshop. Como a roda de diálogos “Sou mãe de criança com deficiência… Sou mulher… Sou gente…” e o espaço “Saúde da Criança com Deficiência: vivências e práticas através de teatro”, em que serão simuladas situações de atendimento a essas crianças.

De acordo com a professora Karla Danielle Maciel, coordenadora do NPSI, o Workshop conta com 120 inscritos, mas a expectativa é de que o auditório receba cerca de 150 pessoas, devido à equipe organizadora e às famílias de crianças com deficiência. Ela destaca que a escolha em fazer das mães desses meninos e meninas as protagonistas do evento tem a intenção de permitir que a comunidade ensine à Universidade, não o contrário. “Eu falei para as mulheres do Grupo Raros que elas estarão diante de futuros profissionais, dizendo para eles como devem agir com crianças com deficiência. Já para esses estudantes, é uma oportunidade de aprendizagem viva, porque bom profissional é aquele que aprende com gente”, afirma Karla.

O I Workshop Saúde da Criança com Deficiência é promovido pelo NPSI, em parceria com o Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Univasf. Além do Grupo Raros, também apoia o evento a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf.

Fechado para comentários

Veja também

Compesa se pronuncia sobre protesto de moradores no bairro João de Deus em Petrolina (PE)

Em decorrência da falta de sistema de drenagem (galeria de águas pluviais) no bairro João …