Petrolina (PE): Ministério Público declara indisponibilidade de terreno público leiloado de forma irregular

A Vara da Fazenda Pública de Petrolina deferiu pedido de antecipação de tutela da Promotoria de Justiça de Petrolina na ação civil pública número 0008618-70.2021.8.17.3130 e decretou, em caráter liminar, a indisponibilidade de um terreno localizado no Loteamento Vila Débora. Em razão dessa decisão, o imóvel fica bloqueado até que a Justiça se manifeste de forma definitiva sobre os pedidos do MPPE, que incluem a declaração da nulidade do ato de leilão do terreno e a reincorporação do bem ao patrimônio público municipal.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sustenta, na ação, que o município se desfez do terreno de maneira irregular ao efetuar a venda por meio de leilão, pelo valor de R$ 20.750,00. De acordo com a Promotoria de Justiça de Petrolina, o imóvel, de 1.600 metros quadrados de área, constava desde 1993 como espaço público destinado a equipamentos comunitários conforme a escritura e contrato de cessão de direitos firmado entre o município e uma incorporadora.

“No caso presente, ao alienar a área identificada como Lote M, o município suprime o direito da população de gozar de vantagens de ordem urbanística e ambiental, tornando irregular e nulo de pleno direito o ato de leilão. O interesse público foi contundentemente desrespeitado, tanto assim que se encontra o imóvel, desde sua arrematação em abril de 2020, sem qualquer destinação específica e não edificado”, argumentou a promotora de Justiça Rosane Moreira Cavalcanti, no texto da ação.

A situação do terreno foi denunciada pelos moradores do Loteamento, que encaminharam um abaixo-assinado ao MPPE em 2015 relatando a inexistência de equipamentos públicos na localidade. (Imagem acessível: foto acima de terreno desocupado atravessado por uma pista tem sobrepostos os dizeres MPPE obtém indisponibilidade de terreno leiloado de forma irregular em Petrolina).

Fechado para comentários

Veja também

Enchentes no Sul: Em busca do acesso à informação, projeto visa a arrecadação de rádios e pilhas

A Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul) colocou em prática um projeto que visa a arrec…