Vice-prefeito Simão Durando confia em retorno seguro das aulas presenciais em Petrolina (PE)

O vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando, acompanhou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, na volta às aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino iniciada, de forma gradativa, nesta segunda-feira (09). Esse retorno acontece como uma experiência, de forma híbrida, ou seja, com ensino remoto e presencial, sendo este último de forma facultativa, e para segurança de toda a comunidade escolar. Durante essa retomada gradual, as salas de aula funcionarão com 50% da capacidade, devido à pandemia da Covid-19.

Nesse momento em que se observa uma expressiva queda no número de contaminados e ocupação de leitos de UTI’s em hospitais da região, as aulas retornam seguindo um cronograma especial e adotando um protocolo de biossegurança elaborado por diversos atores que compõem a educação e saúde pública, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Estarão disponíveis totens de álcool 70%, dispensers de sabonetes líquidos, pias e torneiras automáticas, termômetro para aferição de temperatura, tapetes sanitizantes. Cada unidade escolar recebeu EPI’s que serão utilizados por todos os funcionários, como face shield, máscaras, luvas e toucas. Cada estudante vai ganhar duas máscaras e uma garrafa squeeze para uso individual.

Vale ressaltar que as famílias decidirão se querem enviar as crianças e adolescentes para as escolas ou se preferem continuar com os estudantes acompanhando aulas e conteúdos pelo ensino remoto. O cronograma de volta às aulas está disposto da seguinte maneira: a partir desta segunda-feira (09), retomam as aulas nas Escolas de Tempo Integral; no dia 16 de agosto, as turmas dos anos finais (do 6º ao 9º ano). No dia 23, será a vez dos alunos do 4º, 5º ano e EJA. No dia 30, as turmas do 1º, 2º e 3º ano. Já no dia 6 de setembro, iniciam as aulas para todos os estudantes da Educação Infantil.

O vice-prefeito, Simão Durando, esteve presente nesse primeiro dia de aulas presenciais na Escola Municipal de Tempo Integral Monsenhor Bernardino que fez questão de estar ao lado do secretário Plínio Amorim para incentivar os professores e gestores nesse retorno, além de ressaltar a alegria de ver o ambiente escolar repleto de vida com o retorno dos estudantes.

“Foi um momento de grande alegria para todos nós que fazemos parte da gestão, após um ano e meio com aulas presenciais suspensas, poder ver de perto o retorno presencial. Estive acompanhado pelo secretário de Educação, Plínio Amorim, para verificarmos como serão esses primeiros dias no modelo híbrido e estamos muito animados por vermos que além dos estudantes os professores estão contentes porque antes as escolas estavam vazias e hoje pudemos presenciar a volta do espírito de alegria que habita todo ambiente escolar!”, celebrou o vice-prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Confira os polos para atender demandas da população em Dia D da Vacina contra a Covid-19 neste sábado (25)

Para atender as demandas foram programados os seguintes polos: Por meio de agendamento: Va…