Vereadora propõe isenção do pagamento da Zona Azul a quem estacionar para comprar em farmácias de Petrolina

A vereadora Cristina Costa (PT) vai solicitar, nesta segunda-feira (23), ao governo municipal que destine os leitos das unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) e Policlínicas, em Petrolina-PE, para o acolhimento de possíveis pacientes infectados pelo Novo Coronavírus (Covid-19) e H1N1.

Diante das questões sanitárias em que se encontra o município, a parlamentar propõe que seja implementada a isenção do pagamento da taxa de Zona Azul a quem estacionar para comprar em farmácias e drogarias, ou para atendimento em consultórios e ambulatórios médicos, desde que o usuário ou usuária apresente cupom fiscal ou comprovação de consultas e/ou exames aos fiscais de monitoramento da Zona Azul, anulando, desta forma, o Aviso de Estacionamento Irregular e/ou Multa.

Preocupada com a classe trabalhadora do município, principalmente, as pessoas que trabalham por conta própria, como os ambulantes, pessoas que realizam carregos e fretes nas feiras livres e comércio da cidade, entre outros, Cristina Costa defende que a Prefeitura Municipal, dentro dos termos da lei que estabelece situação de emergência, utilize parte do recurso público para a compra e distribuição de kits alimentares, de higiene pessoal e limpeza para os moradores das ocupações, localizadas nos Bairros periféricos e também nos Distritos de Petrolina, a exemplo do Acampamento Santa Helena na Vila Marcela, Vila da Fé e a Vila da Paz no Bairro João de Deus.

“Essas pessoas já vivem em situação de vulnerabilidade e, em obediência ao decreto (012/2020) tiveram que suspender as atividades, de onde tiram o seu sustento, e se encontram com dificuldades para se alimentar e manter sua higiene.”, enfatizou Costa. Ela ainda defende que seja destinado um/uma profissional de saúde para orientar a população carente desses locais sobre os riscos do Novo Coronavírus (Covid-19) e H1N1. “As pessoas que vivem nas ocupações precisam tomar conhecimento sobre os métodos a serem adotados para conter a propagação do vírus, porque muitos não possuem acesso a informações de noticiários e nem acesso a internet.”, afirmou a vereadora.

Por questões humanitárias, a parlamentar ainda sugere que as medidas sejam analisadas em caráter de urgência pelas secretarias competentes da Prefeitura Municipal de Petrolina, pois a população carente depende do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento médico. Além disso, as ações, recomendadas pela petista, devem contribuir para amenizar os impactos causados pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) na cidade.

Fechado para comentários

Veja também

Grupo de estudantes entre 12 e 15 anos denunciam professor da rede municipal do Recife por assédio

Um grupo de estudantes denunciou um professor de matemática de uma unidade de ensino munic…