Vereador Allan Jones detona gestão municipal por caos na Saúde de Juazeiro (BA)

A gestão municipal errou muito com as medidas adotadas para resolver a crise da rede de urgência e emergência de Juazeiro”. Esta é avaliação do médico e vereador Allan Jones (PTC).

A única Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município passa por uma forte crise: superlotação, demora no atendimento e pacientes internados por vários dias, quando deveriam ficar no máximo 24 horas em observação.

A maternidade, além da alta demanda no atendimento, tem problemas estruturais. Em junho, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil pública exigindo a reforma imediata da unidade hospitalar e a compra de novos equipamentos.

“A mudança deveria começar na atenção básica, que está desassistida. Se hoje a UPA se tornou a principal porta de entrada da saúde em Juazeiro é porque tem falha na atenção básica. Faltam médicos e remédios nos postos”, afirmou Allan Jones.

Para o vereador, a política de redimensionamento e qualificação adotada pela secretária Fabíola Ribeiro é paliativa.

“Não vai resolver o problema. A crise vai seguir. Já venho denunciando isso na tribuna da Câmara. Trabalhei na UPA, sei que as medidas adotadas só irão agravar a situação. Temos que investir na atenção básica. Essa é a solução”, defendeu.

Ainda de acordo com o Allan Jones, mudar a urgência da pediatria também contribuirá para manter a unidade superlotada. “Não houve uma ampliação da UPA, não teve a abertura de mais leitos, nem teve melhorias na unidade. Como que transfere mais um atendimento de emergência para UPA? Isso não é uma medida para resolver a crise, não é mesmo”, pontuou. (A Tarde).

Fechado para comentários

Veja também

Reflexão do dia

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedic…