Varíola dos macacos: Rio de Janeiro confirma transmissão local da doença

O Rio de Janeiro já registra transmissão local da varíola dos macacos. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, na sexta-feira (24). Os dois doentes, confirmados na última quinta-feira, não têm histórico de viagem internacional ou contato próximo com viajante.

Os casos da doença são de dois homens, de 25 e 30 anos, residentes da cidade do Rio. Eles estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados diariamente pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e assistidos pelo Instituto Nacional de Infectologia (INI) da Fiocruz.

Com os dois novos casos, o município tem três casos confirmados da doença. Segundo Rodrigo Prado, neste momento a cidade não vive um surto de varíola dos macacos, nem há necessidade de pânico da população:

“São três casos isolados. Não podemos considerar um surto. É uma doença, em que a transmissão não é como a gripe ou a Covid. É preciso mais contato. Trata-se de uma doença nova, que a gente está monitorando, mas não é preciso ter pânico nesse momento. O importante é a pessoa procurar um médico se tiver tem algum sinal”, disse.

 

Fechado para comentários

Veja também

Prefeitura reforça práticas importantes através de ações multiprofissionais em Petrolina (PE)

As equipes multiprofissionais (E-multi) da Prefeitura de Petrolina têm como objetivo atuar…