Usuários dos Centros de Atenção Psicossocial terão programação especial de Carnaval em Petrolina

Blocos de rua, desfile de fantasias e apresentações culturais. É assim que os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial de Petrolina (CAPS) irão comemorar o Carnaval no próximo dia 9 de fevereiro (sexta-feira). Com o tema “De folião e louco todo mundo tem um pouco”, a folia integrará as equipes e usuários dos três CAPss que compõem a Secretaria Municipal de Saúde.

A concentração da festa acontecerá no CAPS II, a partir das 08h. De lá, sairão blocos pelas ruas de Petrolina, até chegar à Associação de Moradores da Areia Branca, onde haverá participação do Baque Opará, show de talentos e aulas de dança com educadores físicos.

Para a coordenadora de Saúde Mental do município, Grécia Nonato, o objetivo da festa é promover momentos de diversão dos usuários para além dos CAPS’s. “Trata- se de uma oportunidade de desmistificar o estigma e o preconceito acerca daqueles que sofrem com algum transtorno psíquico ou que fazem uso abusivo de drogas. Uma vez que o tratamento acontece no meio social, comemorar o carnaval nas ruas, tem proposta terapêutica e abre espaço para inúmeras discussões no processo de cuidado dos envolvidos, bem como dos seus familiares”, esclarece.

SAÚDE MENTAL

Em Petrolina existem três CAPS, um voltado para usuários de álcool e outras substâncias, que funciona 24 horas, um para pacientes com transtornos mentais graves e persistentes e o infanto-juvenil, voltado para crianças e adolescentes com uso ou não de drogas. Através de uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, psiquiatra, assistente social, enfermeiro e redutor de danos, realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer e garantia de direitos civis.

Fechado para comentários

Veja também

Professora Teresinha Teixeira presta solidariedade a Dr. Augusto Coelho, pai do empresário Rafael  

“Estimado amigo Dr. Augusto Os desígnios do Senhor Deus são insondáveis e por tantas…