UPAE e HDM/IMIP ressaltam a importância do farmacêutico para os serviços de saúde

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP, ressaltam no Dia do Farmacêutico (20 de janeiro) o papel dos profissionais da área para as unidades de saúde, sendo eles responsáveis por todo o fluxo de medicamentos, além da orientação aos pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre a eficácia/segurança da terapêutica e a redução de custos – que no caso dos medicamentos é um dos mais altos para os serviços de saúde.

O principal propósito da gestão de farmácia nas unidades hospitalares (no caso do Dom Malan) e pré-hospitalares (no caso da UPAE) é garantir o abastecimento, dispensação, acesso, controle, rastreabilidade e uso racional de medicamentos. Já na assistência farmacêutica, o ciclo completo implica em promover a articulação necessária dos vários componentes relacionados à oferta de medicamentos, que compreende as etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição e dispensação.

O profissional de farmácia nos serviços de saúde também pode atuar na clínica e atenção farmacêutica. Todo esse conjunto de ações é voltado à promoção, proteção e recuperação da saúde do paciente, de forma a garantir os princípios da universalidade, integralidade e equidade na saúde pública, regulamentada pela resolução Nº 338, de maio de 2004.

Isso sem esquecer de atuar em conformidade com uma das metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente que prevê “melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos” em todas as unidades de saúde do serviço público. Na UPAE e HDM essa orientação é levada a sério, sendo que uma das iniciativas do setor foi inclusive premiada no I Seminário de Práticas Exitosas do IMIP no ano passado. “Os farmacêuticos do HDM implantaram um projeto de somatório que tem como objetivo diminuir o desperdício de medicamentos prescritos em doses menores do que as dispensadas. Desse modo, nós somamos as doses de todos os pacientes de um setor que estão tomando a mesma medicação, nas mesmas concentrações, e diminuímos o envio de frascos/ampola, sem prejuízo ou risco ao paciente. Essa iniciativa gerou uma economia de 30% para o hospital.”, ressalta a coordenadora de farmácia do Dom Malan, Denise Brecci.

Ainda com relação à segurança do paciente, as duas unidades possuem uma série de barreiras que dificultam a troca de medicamentos, que compreendem a separação da medicação para montagem dos kits e fitas; lançamento no sistema informatizado; conferência pelo farmacêutico; checagem pela equipe de enfermagem; sistema de etiquetagem da medicação diferenciado por cores e grau de toxicidade; comunicação direta com a equipe médica para avaliação de interações medicamentosas e dosagem inadequada; entre outras. “Também contamos com um setor de gerenciamento de risco que recebe toda notificação de eventuais erros, mas que não tem caráter punitivo, apenas educativo, atuando assim na prevenção”, acrescenta Denise.

De acordo com a coordenadora, “uma farmácia organizada é essencial para o bom funcionamento do hospital, pois é de onde sai toda a terapêutica medicamentosa para o paciente. Aqui no Dom Malan nós buscamos melhorar a cada dia, criando fluxos novos e instrumentos que garantam a segurança do paciente. Além disso, prezamos pela otimização da gestão de estoque, de pessoas, monitoramento de medicamentos e trabalhar em conformidade com a Anvisa. Tenho uma equipe muito comprometida com o trabalho, buscando sempre a excelência. Então, acredito que por tudo isso temos muitos motivos para comemorar no Dia do Farmacêutico”

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