Univasf lança dois novos números da revista Dramaturgia em foco

0

A revista Dramaturgia em foco, publicada pelo Grupo de Pesquisa Narrativas e Visualidades (Narravis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lançou suas duas edições de 2020, que já estão disponíveis ao público. A edição do primeiro semestre (v. 4, n. 1, 2020) está completa e apresenta oito trabalhos, entre artigos e ensaios. O número referente ao segundo semestre (v. 4, n. 2, 2020) é uma edição ahead of print, que tem dois artigos, no momento.

Especializada em texto de teatro, a Dramaturgia em foco conta com seis artigos e dois ensaios no volume 4, número 1. Os editores Fabiano Tadeu Grazioli e Fulvio Torres Flores destacam, no editorial, as dificuldades ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, que também afetaram a publicação. Esta edição traz na capa um excerto de fotografia monocromática de Viktor Angerer, sobre cenário para desenho para a ópera O Anel de Nibelungo, em 1876.

O editor chefe, professor Fulvio Torres Flores, do Colegiado de Artes Visuais da Univasf, ressalta que a publicação tem adotado o sistema ahead of print, que consiste na publicação de cada número no início do semestre, com pelo menos um texto. Desta forma, no volume 4, número 2, a Dramaturgia em foco disponibiliza dois artigos: “Residualidade, dramaturgia e cultura: o medo da morte e do Além-morte em Gil Vicente e Ariano Suassuna”, de Francisco Wellington Rodrigues Lima e Elizabeth Dias Martins, e “Escrevendo a homossexualidade: a ficcionalização de si como estratégia de (re)velação em A Separação de dois esposos, de Qorpo Santo”, de Renata Pimentel e Sherry Almeida. Outros artigos ainda serão incorporados a este segundo número.

A Dramaturgia em foco adota o sistema de publicação em fluxo contínuo, após avaliação por pares. Fulvio Flores esclarece que a revista ainda não passou pela avaliação do sistema Qualis, pois foi criada em 2017 e a última avaliação da Capes envolveu as publicações do período de 2013 a 2016. A revista é indexada pelo Latindex, Diadorim, Google Scholar e Livre e tem recebido, ao longo destes quatro anos, trabalhos de professores e discentes de diversas instituições de ensino superior do país.

As novas edições podem ser acessadas na página da Dramaturgia em foco. A revista também tem uma conta no Instagram, que visa divulgar suas publicações, difundir ideias sobre dramaturgia e teatro, apresentar excertos de peças e celebrar datas comemorativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): Ampliado quadro de horários dos ônibus urbanos; confira!

Com o retorno gradual das atividades comerciais, iniciado na última segunda-feira (27) e c…