Univasf abre inscrições para o 1º Encontro de Surdos que acontece nesta sexta-feira (25)

0

O Dia Nacional do Surdo é comemorado em 26 de setembro e para marcar a data o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, nesta sexta-feira (25), o I Encontro de Surdos + Online + Univasf. O evento será realizado pelo Canal do NAI no YouTube, a partir das 19h. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online.

A abertura do evento terá a participação da coordenadora da NAI, Karla Daniele Maciel Luz, e da professora do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf Maria Nacelha Ferreira Oliveira. A programação contará com duas mesas redondas e uma palestra. A primeira mesa discutirá a temática “Psicologia Bilíngue: o Vale tem”, com a presença da psicóloga clínica Eugênia Souza, do psicólogo organizacional José Walter Monteiro e da estudante de Psicologia Ely Vieira Santos, com mediação do tradutor e intérprete de Libras do NAI Getro Reis. Em seguida, o debate tratará do tema “Surdos na Univasf: Relatos de experiência”, com a participação do estudante de Educação Física Anderson Silva e da professora de Libras Helayne Alves e mediação do tradutor e intérprete de Libras do NAI Davi Lima. Para encerrar a programação, a professora de Libras Sueli Ramalhos irá proferir palestra sobre “Surdos na Pandemia: Como continuar a luta?”.

O tradutor e intérprete de Libras do NAI Davi Lima lembra que a Univasf vem promovendo, há alguns anos, o Encontro de Surdos. O evento, que sempre aconteceu de forma presencial, este ano será realizado de maneira virtual, devido à pandemia de Covid-19 e à necessidade manutenção do distanciamento social. “O Encontro de Surdos é de suma importância para fomentar a língua de sinais dentro da instituição e sobretudo dar visibilidade à comunidade surda dentro da Univasf. Os surdos também devem sentir que a Univasf está aberta à comunidade e é um espaço que eles devem frequentar”, afirma.

Dia Nacional do Surdo – Foi instituído pela Lei Nº 11.796/2008 com o intuito de provocar a reflexão sobre os direitos e a importância da inclusão da pessoa surda na sociedade. A escolha da data 26 de setembro é uma homenagem à criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em 1857, no Rio de Janeiro (RJ). O Ines foi a primeira escola para surdos do Brasil, criada por iniciativa do surdo francês E. Huet, e teve como primeira denominação Collégio Nacional para Surdos-Mudos. (Univasf)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Confira a agenda dos candidatos a prefeito de Juazeiro (BA), nesta quinta-feira (29)

A assessoria dos candidatos que estão na disputa pela prefeitura de Juazeiro (BA), divulga…