TSE afirma que urnas eletrônicas são seguras e uso é transparente

No próximo dia 15 de novembro, a população vai escolher o prefeito e os vereadores que irão representar o município nos próximos quatro anos. Diante deste cenário, ainda surge a dúvida sobre a segurança das urnas utilizadas pela Justiça Eleitoral nas eleições brasileiras.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, tratou sobre o assunto e reforçou sobre a transparência do sistema e legitimidade nos resultados das votações.

“Tínhamos muita intervenção humana. E quando há intervenção humana temos três características. Lentidão, prática de erros e possibilidade de fraude pela manipulação da informação. Houve possibilidade de se transformar um processo que era lento e cheio de erros e fraudes em um processo célere, com garantia de integridade e proteção, com rastreabilidade que está ligado à transparência”, destaca o secretário.

O secretário salienta que toda a tecnologia é desenvolvida no TSE e que os  programas são lacrados, blindados  e passam por mecanismos de segurança por meio de assinaturas.

Fechado para comentários

Veja também

Estrutura do São João de Petrolina (PE) começa a ser erguida no Pátio Ana das Carrancas

Quem passa próximo à Avenida Sete de Setembro, em Petrolina, pode perceber que já foram in…