Trindade (PE): Após indícios de “fura-filas”, Promotoria de Saúde recomenda cumprimento rigoroso do Plano Nacional de Vacinação

Após detectar indícios de descumprimento da lista de prioridades na vacinação contra à Covid-19 em Trindade, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça local, recomendou à prefeita e secretária de Saúde do município que cumpram rigorosamente o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, o Ofício-Circular nº. 57/2021 da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, e todos os demais atos normativos e/ou legislativos pertinentes, em especial as pactuações estaduais sobre vacinação contra o novo coronavírus.

Na primeira fase de vacinação em Trindade, que se iniciou no final de janeiro, apenas idosos com 85 anos ou mais estavam aptos a receber a imunização. Contudo, conforme apuração do MPPE, nesta mesma fase foram vacinados idosos que possuíam menos de 85 anos, profissionais de saúde que não estão atuando na linha de frente e também um ex-prefeito e seus parentes. Todas essas pessoas foram identificadas falsamente nas listas de vacinação como idosos de 85 anos ou mais.

Na recomendação, o promotor de Justiça Guilherme Goulart Soares destacou que, diante do atual quadro de emergência em saúde pública, tal ato evidencia menosprezo à dor dos enfermos, às vidas ceifadas e ao esforço coletivo para a contenção da pandemia. O promotor ainda salientou que a execução do plano de vacinação contra à Covid-19 segue a coordenação do Ministério da Saúde, segundo determina o art. 4º da Lei nº 6.259/75, inclusive quanto aos critérios de prioridade do público-alvo em cada fase do programa, e que a inobservância dessas obrigações constitui infração sanitária.

Assim, o MPPE recomendou à prefeita e secretária de Saúde de Trindade que obedeçam a ordem de prioridade da vacinação em cada unidade de saúde contemplada, com a classificação de risco de contágio a ser efetivada por profissional, servidor, órgão, comissão ou entidade acreditada para esse fim. (MPPE)

Fechado para comentários

Veja também

Coluna Literária do Domingo

Lá vai São Francisco pelo caminho de pé descalço. Tão pobrezinho, dormindo à noite junto a…