Tremores de terra são registrados em Caruaru

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registrou três tremores de terra na noite desse domingo (29). Os abalos sísmicos tiveram magnitudes de 2.2, 1.7 e 1.9 graus na Escala Ritcher – todos após as 22h30. Os eventos foram captados pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).

De acordo com a Escala Richter, os tremores com menos de 2.0 graus são considerados “microssismos”, e os com valores entre 2.0 e 2.9 graus são “muito pequenos”. Os abalos ocorreram a aproximadamente 7 quilômetros de distância a Nordeste de São Caetano, também no Agreste, e a 12 quilômetros a oeste de Caruaru.

Nas redes sociais, internautas comentaram os eventos sísmicos. “Último tremor de terra em Caruaru no ano, eu fui!”, postou @renatatorrescru. “E esse tremor em Caruaru?”, disse @romirandape. “Acabou de ter tremor aqui em Caruaru kkkkk muito doido nunca tinha passado por isso. Tudo tremendo”, comentou @akarolinamelo.

Mais tremores no Agreste

A terra também tremeu no início da noite de quinta-feira (26) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste. Segundo dados do LabSis/UFRN, a magnitude do abalo foi de 2.1 graus na Escala Richter às 21h20.

Sentido também em Brejo da Madre de Deus, o epicentro do abalo ocorreu a aproximadamente 10 quilômetros a oeste de Santa Cruz do Capibaribe.

Por que a terra treme em Caruaru?

Segundo a revista Galileu, os tremores de terra em Caruaru ocorrem porque a cidade fica localizada bem no meio de uma falha geológica, um foco vulnerável à atividade sísmica, denominado zona de cisalhamento Pernambuco-Leste.

Essa falha começa no Recife e entra pelo Sertão, até Arcoverde, numa extensão de 254 quilômetros. A “Capital do Forró” está no meio desse caminho.

O tremor de terra mais forte da história dos abalos sísmicos de Caruaru aconteceu à 1h20 do dia 20 de maio de 2006. O abalo teve intensidade de 4.0 graus na escala Richter. No dia 20 de março de 2007, outro forte tremor foi sentido, com magnitude 3.9. (FolhaPe)

Fechado para comentários

Veja também

Ministério da Gestão se pronuncia sobre adiamento do Concurso Nacional Unificado em todo o Brasil

Após uma série de discussões sobre a viabilidade da aplicação das provas do Concurso Nacio…