Trabalhadores assalariados do Vale do São Francisco constroem pauta de reivindicações 2019 em Petrolina-PE

0

Cerca de 250 trabalhadores e trabalhadoras, assalariados rurais do Vale do São Francisco, se reuniram no auditório do SENAC, em Petrolina-PE, para construir a nova pauta de reivindicações 2019 da hortifruticultura. A Campanha Salarial Unificada Bahia e Pernambuco completou   25 anos de história.

Durante segundo o dia de trabalhos do seminário, assalariados/as, sindicatos, federações e confederações discutiram as reivindicações dos trabalhadores/as e a manutenção de cláusulas importantes da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT), a exemplo do salário unificado, a contribuição sindical, a determinação de horários de pagamentos pelas empresas, a garantia de emprego para as trabalhadoras gestantes, entre outras. A delegada sindical de Juazeiro-BA, Teresa Maria da Cruz, participou do seminário e pontuou a respeito da importância dos trabalhadores manterem-se unidos, nesse momento de perdas históricas de direitos trabalhistas. “São os nossos direitos que estão em jogo e quando acompanhamos os seminários, estamos também lutando e resistindo para manter tudo o que foi conquistado”.

O Seminário unificado deste ano contou com uma novidade. No segundo dia de debates, os assalariados/as rurais dos estados da Bahia e Pernambuco, formaram cinco grupos de trabalhos, para discutir a manutenção de cláusulas da CCT e construir nova pauta de reivindicações. Até 2017, eram formados apenas dois grupos por estado e a nova medida ampliou as discussões entre as equipes.

O encerramento da Campanha Salarial 2019 aconteceu com o debate e sintetização coletiva das pautas de reivindicações. Participaram das discussões os sindicatos de  Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juazeiro, Petrolina, Abaré, Curaçá, Sento Sé, Sobradinho, Lagoa Grande, Belém do São Francisco, Casa Nova, além do SINTAGRO, FETAG-BA, FETAEPE, FETAPE, CONTAG, CONTAR, CTB e CUT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Câmara aprova PEC que permite repasse direto de recursos federais a Estados e municípios

A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a PEC (proposta de emenda à Constituição) …