Taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais públicos de Petrolina alcança 80%, afirma MPPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco ressaltou a insuficiência de leitos de UTI, tendo em vista que Petrolina é uma cidade polo da região composta pela Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA). A região reúne 53 municípios com dois milhões de habitantes e conta com apenas 45 leitos, número quatro vezes menor que o indicado pela Organização Mundial de Saúde.

Nos últimos 20 dias, contados entre a data da publicação do Decreto Municipal alvo da ação do MPPE, a quantidade de casos confirmados de Covid-19 na cidade de Petrolina subiu quase 90%  e o número de óbitos dobrou. Por fim, a taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais públicos de Petrolina alcança 80%.

“O MPPE é instituição que tem o dever constitucional de manter a ordem jurídica. Nesse sentido, o STF já decidiu que o Estado e municípios podem editar decretos com escopo de combaterem a Covid-19, mas os municípios podem aumentar as restrições contidas no Decreto Estadual, nunca diminuí-las. Vamos permanecer vigilantes, sem entrar no mérito da necessidade de fechamento ou reabertura de atividades, mas fiscalizando o devido cumprimento da lei”, ressaltou o procurador-geral de Justiça Francisco Dirceu Barros.

Fechado para comentários

Veja também

Jovem de 19 anos morre afogada no rio São Francisco em Curaçá (BA)

Ádylla Suanne Lucas Cunha, de 19 anos morreu após se afogar rio São Francisco em Curaçá (B…