Targino Gondim presta homenagem aos 70 anos da música Asa Branca

O cantor Targino Gondim gravou um vídeo onde homenageia a canção Asa Branca, gravada pelo eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

ASA BRANCA

A canção foi gravada pela primeira vez no dia 3 de março de 1947, por Luiz Gonzaga nos estúdios da RCA, no Rio de Janeiro, ficaria imortalizada como hino dos nordestinos. Uma composição dele com o médico Humberto Teixeira, que passou dois anos para ser concretizada.

Em duas duas versões da música viraram referências e marca de um povo. A primeira gravada pelo próprio Gonzaga em forma de toada e logo fez sucesso, levando o artista pela primeira vez ao cinema, tocando a música no filme ‘O Mundo é um Pandeiro’.

Nesta época, Gonzaga já havia iniciado a transposição dos gêneros musicais nordestinos para a mescla com o choro carioca. Asa Branca foi essencial para preparar o terreno para o Baião, que seria gravado ano seguinte e viraria uma febre nacional.

O sanfoneiro percebe que uma repaginação poderia ser a saída para reinventar a toada. Essa nova versão foi lançada três anos mais tarde, em 1950, num compacto que trazia ‘Paraíba’ do outro lado, o que aumentou ainda mais o sucesso, já que as duas canções ecoaram nas rádios e vitrolas do Brasil.

Fechado para comentários

Veja também

Juazeiro (BA): Flanelinha é assassinado a facadas no Arco da Ponte

Na manhã desta segunda-feira (29) um flanelinha que trabalhava lavando carros no arco da p…