“Situação é de normalidade e bastante favorável”, diz Chesf ao aumentar vazão da Barragem de Sobradinho (BA)

As chuvas, principalmente as ocorridas no estado de Minas Gerais, a partir da segunda quinzena de janeiro deste ano, possibilitaram um aumento significativo do volume útil de Sobradinho, após oito anos de escassez hídrica. Com o objetivo de manter o volume de Itaparica com o mínimo de 30%, a defluência de Sobradinho foi elevada para 1.600 m³/s, no dia 15. A vazão de Xingó continua em 1.300 m³/s.

No momento, o reservatório de Sobradinho está com 85,74% do seu volume útil, com uma vazão afluente de 3.500 m³/s (14/04). A Chesf avalia que Sobradinho chegará, no máximo, a 95% de sua capacidade, no início de maio – final do período úmido -, não havendo, portanto, previsão de vertimento no reservatório.

A Chesf tem adotado, em todos seus reservatórios, os procedimentos definidos para operação durante o período chuvoso, conforme a elevação dos níveis.

“A situação é de normalidade e bastante favorável com relação ao armazenamento de água em Sobradinho, que possibilitará o atendimento aos usos múltiplos, durante o próximo período seco, motivo de comemoração por parte de todos os usuários do Velho Chico”, diz noda da Chesf. (Foto: Josiel, o Jô).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Gil do Vigor vai à Ilha do Retiro e recebe camisa personalizada do Sport

O Pernambucano Gilberto Nogueira, mais conhecido como Gil do Vigor, um dos principais nome…