Síndrome Respiratória Aguda Grave: sobe para 123 o número de crianças em espera por leitos em Pernambuco

Na manhã desta terça (7), foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o aumento no número de pacientes em espera por leitos de UTI em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

De acordo com o que foi repassado pela SES-PE, 107 pacientes aguardam vaga de UTI Pediátrica e 16 pacientes em UTI Neonatal. A Secretaria também enfatizou que a forma de operacionalização das vagas colabora para variação dos números da fila de espera.

“A Central de Regulação realiza acompanhamento constante do sistema informatizado das demandas por solicitação de leitos, o que permite que a lista de espera oscile mediante à necessidade.”, informou em resposta à Equipe do Diário de Pernambuco.

Em 26 de abril deste ano, o Governo de Pernambuco declarou estado de emergência em saúde pública por conta do alto índice de ocupação dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica devido ao crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), desde o ano passado. O decreto de emergência é válido por 90 dias.

Vacinação

Uma forma eficaz de prevenir a ocorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave nas crianças é manter a vacinação desse grupo em dia.

O programa de vacinação contra a gripe está aberto para todos a partir de 6 meses de idade. (Diário PE)

Deixe um comentário

Veja também

Coluna Literária do Domingo

“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para cor…