Setembro Amarelo: CEPPSI realizará “Do broto ao fruto: cuidando da vida no ambiente acadêmico”

O Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá, nos dias 14 e 15 de setembro no Campus Sede em Petrolina (PE), o evento “Do broto ao fruto: cuidando da vida no ambiente acadêmico”. Em sua programação, haverá palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos e vivências que terão como objetivo promover um espaço de aprendizagem e troca de experiências sobre estratégias de cuidado à vida no contexto acadêmico. As inscrições estão abertas, são gratuitas e voltadas para estudantes de qualquer instituição e ensino.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo site. As palestras irão tratar sobre cuidados psicológicos, luto e sofrimento emocional na universidade. Nas mesas redondas estarão em debate as temáticas produção acadêmica, qualidade de vida e estratégias de promoção à saúde. Haverá oficinas de yoga, bioenergética, dança, teatro e música. E os minicursos terão como temática habilidades emocionais, gestão de conflitos, escuta empática, prevenção ao suicídio, entre outros.

No dia 14, haverá uma caminhada pela vida, que sairá às 8h da biblioteca do Campus Sede da Univasf em direção à ponte Presidente Dutra. O intuito é de alertar a população sobre as possibilidades de manutenção da saúde nas instituições educativas e da vida como valor maior. Durante o evento, haverá também plantão psicológico, uma tenda do Centro de Valorização à Vida (CVV) e o cantinho da expressão, que será um espaço em que as pessoas poderão escrever como se sentem e, assim, se expressar.

O evento irá discutir os fatores de risco enfrentados por estudantes da região como distância da família, adaptação, vulnerabilidade social e psíquica e demais condições adversas de pressões contemporâneas. Serão debatidas também as condições de trabalho e saúde dos docentes e demais trabalhadores que atuam no contexto educacional.

“Do Broto ao Fruto” foi pensado em parceria com o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) em alusão ao Setembro Amarelo, mês em que há campanhas de prevenção e posvenção do suicídio. A programação detalhada, os locais exatos em que irão acontecer e demais informações se encontram no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula diz que teve Covid-19 em Cuba e afirma que já se recuperou

O ex-presidente Lula divulgou, nesta quinta-feira (21), que testou positivo para a Covid-1…