Seis municípios pernambucanos têm candidaturas para prefeito sub judice

0

O resultado das eleições em Pernambuco aponta seis municípios com candidaturas a prefeitura em sub judice. Capoeiras, Itamaracá, Palmares, Palmeirina, Pesqueira e Tuparetama aguardam o resultado final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com relação aos votos computados nesse domingo (15) para apontar o resultado final.

A candidatura ganha o status de sub judice quando é alvo de disputa jurídica, sendo resolvida depois de recursos avaliados pelo TSE.

Segundo o diretor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, neste ano, o TSE passou a divulgar o número de voto dos candidatos, mesmo eles em situação sub judice, por questões de transparência. “Isso já ocorria antes, mas não estava visível para o eleitor. Agora, de uma maneira mais clara, todos acessam o resultado”, pontuou.

Ainda segundo Orson, essa classificação se dá por vários motivos em relação a problemas com a Justiça Eleitoral. Mas não é uma situação definitiva. Ou seja, aguarda julgamento e divulgação do resultado.

“Seja a eleição resolvida em primeiro turno ou para o segundo, o TSE analisa a situação caso a caso. Agora é aguardar”, completa o diretor do TRE-PE.

Segundo a Lei das Eleições, a validade dos votos dados a candidatos nessa condição fica condicionada ao eventual deferimento do registro.

Em Itamaracá, a situação é indefinida para Paulo Batista (Republicanos).

Já Palmares aguarda resultado para Júnior de Beto (PP). O mesmo acontece em Palmeirina, com o candidato Eudson Catão (MDB); em Pesqueira, com o Cacique de Ramos (Republicanos); em Tuparetama, com o candidato Sávio (PTB); e, em Capoeiras, com o candidato Dudu (PL).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco registra 1.094 novos casos de Covid-19 e 21 óbitos nas últimas 24h

Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (4), 1.094 casos da Cov…