Secretaria de Saúde convoca população para conhecer novo método de prevenção contra o HIV em Petrolina (PE)

Neste mês de maio, faz um ano que a Prefeitura de Petrolina iniciou o novo método de prevenção contra o HIV, chamado de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, o (PrEP). O método consiste na tomada diária de medicamento que impede que o vírus causador da AIDS infecte o organismo, quando a pessoa tem uma exposição ao vírus HIV. A Secretaria de Saúde reforça a importância da população conhecer esse novo método que é oferecido de forma gratuita no município.

O Ministério da Saúde orienta o uso da PrEP para algumas populações-chave: casais soro diferentes (onde uma pessoa tem HIV e a outra não tem), Homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e profissionais do sexo. “O objetivo da PrEP é impedir que o parceiro ou parceira da pessoa com HIV contraia o vírus durante a relação sexual. Esta é mais uma estratégia dentro da prevenção, o intuito é garantir que as pessoas com maior risco para contrair HIV tenham acesso a todos os métodos de prevenção combinada disponíveis. Atualmente disponibilizamos testagem para HIV, a disponibilidade da PEP (profilaxia pós exposição), preservativo, diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), redução de danos, gerenciamento de vulnerabilidade e supressão do vírus através da medicação e imunizações”, destaca o diretor da Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.

A prevenção através da PrEP está sendo ofertada no CTA/SAE – Espaço Vida, localizado ao lado da Secretaria de Saúde, no Centro. Para realizar a consulta é necessário fazer agendamento no CTA das 8h às 17h, já no ambulatório Trans, que fica localizado na UBS do bairro Vila Eduardo, para agendamento é só acessar o link: book.plandok.com/pt/wandsonpadilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Conselho determina interdição ética do serviço de enfermagem do Hospital da Restauração em Recife (PE)

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) determinou, nesta quarta-feira …