Salgueiro inicia ações do Outubro Rosa nas UBS do município

Salgueiro, no sertão Central, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na sexta, 20, dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), as atividades voltadas para o Outubro Rosa. Até o final do mês serão realizadas palestras em parceria com o NASF, solicitação de exames de Mamografia e Ultrassonografia da mama, além de realização do exame Papanicolau (preventivo para rastreamento de câncer de colo de útero).

Segundo a enfermeira Gilmara Gomes, um diagnóstico precoce sempre será o motivador dentro dos serviços da atenção básica para evitar e cuidar em tempo hábil as mulheres. “Tanto no despertar quanto à prevenção, bem como, o importante é iniciar o tratamento o mais rápido possível e, consequentemente, aumentando assim as chances de cura”, ressaltou Gilmara.

O Outubro Rosa é um movimento que surgiu na década de 1990 e vem sendo apoiado pelo Instituto Nacional do Câncer-INCA desde 2010 com o objetivo de proporcionar um maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Contrário o que diz Governo do Estado, secretária executiva de Vigilância em Saúde afirma que Petrolina (PE) teria estrutura suficiente para aplicar vacina Janssen

Em entrevista ao programa Edenevaldo Alves, na Petrolina FM nesta terça-feira (15), a secr…