Recuperação do Rio Paraopeba, afluente do São Francisco, é tema de reunião

Em reunião realizada com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foi discutido a criação de uma equipe de trabalho integrada, para atuar em todo processo de revitalização do rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco, atingido pela lama de rejeitos após a queda da mina Córrego do Feijão da empresa Vale, em Brumadinho (MG).

Sendo o rio Paraopeba um dos importantes afluentes rio São Francisco, durante a reunião, Anivaldo Miranda manifestou o interesse do CBHSF em participar deste momento de estabilização e contenção do Paraopeba. “Se você fere a biodiversidade de um dos afluentes, você fere todo um ecossistema”, explica o presidente.

O presidente do CBH Rio Paraopeba, Winston Caetano de Souza, pleiteou que o MPMG também integre o Comitê na equipe de trabalho que atuará na revitalização da bacia do rio Paraopeba. “Mesmo com a fraca estrutura que temos, estamos recebendo o apoio dos Comitês do São Francisco, do Velhas e do Fórum Mineiro e Nacional e entendemos que é de extrema importância que o Comitê faça parte das tomadas de decisões”, explica.

O promotor do MPMG, Francisco Chaves Generoso, que atua como coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, garantiu que, ainda que a responsabilidade de resolver o problema, reparar os danos e apresentar um plano de recuperação seja da Vale, proprietária da barragem, o poder de decisão e execução passará pelos Comitês que terão a oportunidade de aprovar, deliberar, concordar, discordar e corrigir esse plano.

Estiveram presentes no encontro os presidentes do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Hideraldo Bush, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, do Comitê da Bacia do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e do Fórum Mineiro de Bacias Hidrográficas (FMBH), Marcus Vinícius Polignano e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CBH Rio Paraopeba), Winston Caetano de Souza, defenderam que o CBHSF, o CBH Rio Paraopeba e CBH Rio das Velhas. (CBHSF)

Fechado para comentários

Veja também

Pela primeira vez desde a pandemia, saúde é a principal preocupação dos brasileiros, revela estudo

A saúde pública superou crime e violência e se tornou a principal preocupação entre os bra…