Programa Municipal de Laqueadura acompanha mulheres no planejamento familiar

laqueadura

Mulheres interessadas em realizar o Planejamento Familiar podem procurar as unidades de saúde do seu bairro e informar do desejo de participar do Programa Municipal de Laqueadura. O programa desenvolvido na cidade de Petrolina, buscar auxiliar as mulheres com oferta de preservativos, anticoncepcionais e métodos definitivos de contracepção, no caso, a laqueadura, conhecida popularmente como ligadura das trompas.

O Planejamento Familiar é assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei n° 9.263, de 1996, e foi constituído para auxiliar as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 120 milhões de mulheres no mundo desejam evitar a gravidez. Apesar disso, nem elas nem seus parceiros usam métodos contraceptivos.

Por isso no acompanhamento do Programa Municipal de Laqueadura as mulheres passam por palestras para saber como funciona a cirurgia e suas implicações, além de conhecer todos os métodos contraceptivos disponíveis para uso. Nesta terça-feira (03), mais de 43 mulheres iniciaram os procedimentos para realização da laqueadura. O programa atende atualmente a 303 mulheres, sendo que 217 já realizaram a cirurgia de ligação das trompas.

Para ter acesso a cirurgia, é necessário ter mais de 25 anos; ter pelo menos dois filhos vivos; se a mulher for casada, é preciso ter o consentimento do marido, e se for solteira, é necessário apresentar um documento retirado no fórum. Além de exames pré-operatório que comprovem o bom estado de saúde da paciente.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Revelado nome do homem morto por sobrinho no bairro São Gonçalo

Mais detalhes sobre o homicídio ocorrido no bairro São Gonçalo em Petrolina (PE) foram div…