Programa Escola Verde em Petrolina realiza diversas ações de enfretamento à Covid-19

0

Motivados pela necessidade e vontade de colaborar para o enfrentamento da Covid-19 na região, os participantes do Programa Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) têm realizado diversas ações em prol da superação da pandemia. Confecção de máscaras de proteção e campanha de arrecadação de alimentos são algumas das ações já realizadas pela equipe do PEV desde que as atividades tiveram início, no mês de março. Nesse período, já foram confeccionadas mais de 600 máscaras de acetato e tecido e mais de 2 mil garrafas foram arrecadadas e encaminhadas para envasamento com álcool 70% no Laboratório Farmacotécnico Hospitalar da Univasf, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

Promovido desde 2012 pela Univasf, o PEV conta, atualmente, com o apoio de outras quatro instituições de ensino superior da região na realização de atividades focadas na Educação Ambiental (EA). Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus, o projeto participa ativamente com ações como: divulgação de panfletos informativos virtuais; confecção de máscaras de acetato e de tecido; arrecadação de garrafas vazias para envasar álcool 70%; pesquisa sobre os impactos sociais decorrentes do confinamento da pandemia; campanha de arrecadação de alimentos, máscaras, materiais de limpeza e higiene.

A divulgação de panfletos informativos e a confecção de máscaras de tecidos foram as primeiras ações, logo no início da pandemia. A entrega das máscaras foi realizada nas ruas das cidades de Petrolina e Juazeiro, com o alcance de aproximadamente 200 pessoas. Posteriormente, foram confeccionadas cerca de 500 máscaras de acetato para os profissionais da saúde do Hospital Universitário (HU-Univasf). Os materiais para as máscaras de acetato foram cedidos pelo HU, e toda a confecção dos materiais é realizada na residência de cada um dos estudantes que integram o PEV. A responsável pela Sala Verde – Sede do PEV, Wanessa Araújo de Almeida, afirma que em todas essas atividades os protocolos de cuidados com higienização e não propagação do vírus estão sendo seguidos.

Além disso, o PEV em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar da Univasf, realizou uma pesquisa online sobre os impactos sociais decorrentes do confinamento da pandemia. Nela foram apontados sentimentos de medo e ansiedade, e também a automedicação e falta de máscaras para aqueles que responderam à pesquisa. Participaram 336 pessoas, de 83 cidades e 18 estados do Brasil.

A ação mais recente é de arrecadação de alimentos, máscaras, materiais de limpeza e higiene para a “Campanha Univasf Solidária contra a Covid-19”, realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pela Prefeitura Universitária da Univasf, que tem como intuito alcançar famílias carentes da região, trabalhadores terceirizados e estudantes em situação de vulnerabilidade social decorrente da pandemia. Todos os pontos de coleta das arrecadações e outros detalhes sobre as ações podem ser encontrados no site.

O objetivo destas ações, além de colaborar no enfrentamento da Covid, é também levar à comunidade uma resposta da universidade e continuar a agir no trabalho que já é realizado pelo PEV, desenvolver ações de saúde preventiva e de educação em saúde. Estagiário do PEV e supervisor das ações contra a Covid-19, Clistenes Amorim Benício, diz que os integrantes do programa estão bastante atuantes nas atividades, mesmo com as restrições necessárias no cenário atual.

O Coordenador Geral do projeto, professor Paulo Ramos, diz que promover essas ações, além de importante é fundamental. “Além de possibilitar o envolvimento dos professores e alunos no enfrentamento da Covid-19, ainda os ajudam na saúde mental, com a ocupação, e assim se evita a depressão e ansiedade em decorrência do confinamento”, ressalta Ramos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Enem 2020 será nos dias 17 e 24 de janeiro do próximo ano

A edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será nos dias 17 e 24 de janeiro…