Profissionais do HDM falam sobre importância do Teste do Pezinho

teste

O Teste do Pezinho é um exame feito em crianças recém-nascidas para detectar diversas doenças. No Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), o procedimento é realizado a partir das 48h após o nascimento. A pediatra, Maria Alzeni Pereira, e a enfermeira, Tâmara Barreto, falam sobre o exame.

A pediatra afirma que o exame pode detectar vários tipos de doenças. “As principais patologias que podem ser detectadas no teste são: Hipotireoidismo, Fenilcetonúria, Fibrose cística e a Anemia falciforme.” ressalta Maria Alzeni.

O teste do pezinho é realizado na parte lateral do calcanhar, em qualquer um dos pés. “É feito no recém-nascido com no mínimo de 48 horas a no máximo 28 dias de vida. O quanto antes colhido é melhor para detecção de doenças e realização de um tratamento adequado” explica a médica Maria Alzeni.

Segundo a enfermeira, Tâmara Barreto, são feitos de 300 a 400 testes do pezinho por mês na Unidade de Saúde. Os testes são enviados para análises em um laboratório em Recife (PE). “Em um dia de fluxo intenso são feitos de 35 a 40 testes, pode fazer menos, por exemplo, 12 testes em um dia. Todos acontecem no Alojamento Conjunto da Unidade do Dom Malan diariamente, das 7h às 19h”, conta.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Guarda Civil Municipal comemora 30 anos de serviços prestados à sociedade

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina celebra nesse sábado (27), 30 anos de atividad…