Principais queixas no Procon em Petrolina envolvem o setor de telefonia, bancos e lojas

O PROCON-Facape realizou um balanço com as estatísticas de atendimento do órgão em 2017. De acordo com os dados, até o dia 31 de outubro, a unidade do Procon-Facape realizou 1.657 atendimentos e as principais queixas também envolvem o setor de telefonia, bancos e lojas de departamento. Os três primeiros do ranking de fornecedores registrados nos atendimentos entre 02/01/2017 e 31/10/2017 são: Companhia Energética de Pernambuco, Companhia Pernambucana de Saneamento e Banco ItauCard S.A.

Os dados fazem parte de um levantamento feito com o objetivo de dar transparência aos atendimentos realizados pelo serviço de proteção ao consumidor em Petrolina. A coordenadora do Procon-Facape, Geraldine Cavalcanti Lins, destaca o papel mediador da entidade no amparo às necessidades dos cidadãos. “O índice de resolução de demandas é bem alto. Por exemplo, entre janeiro e outubro deste ano, registramos 87 demandas contra a empresa fornecedora de energia elétrica. Desse universo, em apenas 9 delas designou-se audiência”, relata.

De acordo com a coordenadora, neste ano, os assuntos financeiros foram os mais pautados, com registro de quase 550 ocorrências. Em segundo lugar, as reclamações de aparelhos com vícios, como celulares, geladeiras e televisores, totalizando cerca de 450 atendimentos. Já as demandas relacionadas aos serviços essenciais como luz, água e telefone somam quase 300 registros.

Atendimento

Por conta da alta procura, os atendimentos são realizados por meio de fichas que são distribuídas por ordem de chegada. O PROCON-Facape funciona das 8h às 11h30, de segunda a sexta-feira. Em média, são atendidos de 10 a 15 consumidores e diariamente são realizadas quatro audiências. De acordo com a coordenadora, no próximo semestre, mais uma sala de audiência será aberta e a expectativa é aumentar para oito o número de sessões diárias.

Consumidores que se sentirem lesados por algum serviço prestado ou após alguma compra realizada podem comparecer na unidade da Facape, portanto RG, CPF, comprovante de endereço e documentos relativos ao serviço ou produto adquirido. Outras informações: (87) 3866-3289.

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