Presidente da União dos Ópticos e Optometristas defende classe e afirma: “optometrista é um profissional responsável pela avaliação primária da população”

O presidente da União dos Óticos e Optometrista do Estado da Bahia (UNOOBA), Marcello Fraga participou do programa Edenevaldo Alves (Petrolina Fm), nesta terça-feira (16), e disse que não defende a prática errada do optomoterista, e que a luta é pelos direitos da classe. “quando alguém diz que o optometrista não pode prescrever óculos, essa pessoa não só prejudica o profissional, mas prejudica a população e principalmente a população mais carente que perde acesso à avaliação primária em nosso país”, disse.

O esclarecimento de Fraga acontece após uma ação da Vigilância Sanitária de Petrolina (PE), interditar um local  dentro de um condomínio na cidade que realizava serviços oftalmológicos  fornecidos por uma ótica de Juazeiro (BA).

“Não tenho conhecimento se ele (optometrista) tinha nível superior, não conheço o profissional, acredito que ele não seja associado à nossa entidade. Meu posicionamento não é defender esse profissional ou defender a atividade ilícita que ele estava exercendo.  Meu objetivo é defender toda a classe optometria e deixar claro para a população que o optometrista é um profissional responsável pela avaliação primária, que a população tenha possibilidade de ser consultar por um”, disse.

Fraga reforçou que o optometrista tem nível superior, pós-graduação, vários graus de formação profissional competente para avaliar  e prescrever o sistema ótico.  “O optometrista é um profissional que  tem função de avaliação em mais de 130 países. Infelizmente,  no Brasil,  por conta de uma reserva de mercado da classe oftomologista eles tentam impedir isso”, destacou. (Foto/Reprodução).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco registra 450 novos casos e seis mortes por Covid-19 nas últimas 24h

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (8), s…